ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Ibama notifica mineradora da Vale por utilizar porto sem licenciamento

Marta Ferreira | 10/12/2010 10:12

MCR tem 30 dias para iniciar regularização do terminal

 Ibama notifica mineradora da Vale por utilizar porto sem licenciamento

A MCR (Mineração Corumbaense Reunida), empresa do grupo Vale, foi notificada pelo Ibama por estar utilizando um porto às margens do Rio Paraguai que não possui licenciamento ambiental para escoar a produção. A notificação foi emitida na quarta-feira e dá prazo de um mês para que a MCR providencie o licenciamento do Porto Gregório Curvo, que fica na região de Porto Esperança.

O porto não foi embargado. Isso só ocorrerá caso a mineradora não cumpra o prazo estipulado na notificação para dar início aos procedimentos para obter o licenciamento junto ao Ibama. O terminal é da MCR, segundo o órgão.

A informação oficial era de que o porto estava desativado. Sua utilização foi descoberta após a realização de uma expedição de funcionários do Ibama no mês passado, que percorreu o Rio Paraguai para identificar crimes ambientais.

Moradores da região reclamaram da presença do pó do minério estocado ao ar livre no porto, o que comprovou a utilização do espaço e levou o Ibama a notificar a MCR.

Segundo o coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do órgão no Estado, Reginaldo Yamaciro, a MCR havia apresentado propostas para ampliação das instalações, quando era do grupo Rio Tinto, que foi comprado pela Vale em janeiro de 2009.

Regularização-Depois da aquisição, as propostas ficaram paralisadas. Agora, com a notificação da Vale, ele acredita que devem ser retomadas. Yamaciro disse que não foi feito o embargo porque os portos às margens do Rio Paraguai são anteriores à Legislação Ambiental.

Durante o processo de regularização, explicou, deverão ser discutidas as necessidades, como a implantação de silos ou armazéns para que o minério não fique exposto, estrutura de abastecimento de combustível, entre outros.

O Ibama, informou, está fazendo um trabalho de regularização dos terminais que existem ao longo do Rio Paraguai, entre eles o Porto Geral de Corumbá, o de Ladário, e os que são utilizados pelas mineradoras.

Nos siga no Google Notícias