ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Instabilidade do dólar afeta setor de viagens, mas mercado continua aquecido

Liana Feitosa | 28/11/2014 15:35
Para Cristina Albuquerque, presidente da entidade, " empresário de turismo deve estar sempre atualizado para fazer a diferença no mercado." (Foto: Divulgação)
Para Cristina Albuquerque, presidente da entidade, " empresário de turismo deve estar sempre atualizado para fazer a diferença no mercado." (Foto: Divulgação)

O ano de 2014 foi marcado por inconstâncias econômicas que desafiaram o mercado de viagens, segundo a presidente da ABAV/MS (Associação Brasileira das Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), Cristina Albuquerque. Ela participou do encerramento das atividades da associação ontem (27), durante palestra ministrada pelo economista e escritor Bruno Medeiros, que falou sobre empreendedorismo e liderança.

"Este ano tivemos muitos eventos no Brasil que movimentaram o turismo interno, mas também tivemos muitas oscilações cambiais que interferiram no turismo internacional. Por conta disso, temos que estar sempre atentos para oferecer o melhor para os clientes”, afirma a presidente.

Uma das formas de aprimorar os serviços é preparar os agentes de viagem, investindo em conhecimento e criatividade para que eles estejam bem posicionados no segmento turístico. “É importante criar novos produtos e serviços, não ser apenas intermediador. O agente de viagens precisa deixar claro ao cliente a razão da sua existência, para inclusive justificar sua remuneração e seu papel", explica.

Cliente em primeiro lugar - Para Cristina, driblar as dificuldades econômicas e deixar o cliente satisfeito é tarefa importante dos empreendedores do setor. "O empresário de turismo estar sempre atualizado para fazer a diferença no mercado", aconselha. Para isso, orientações e informações foram oferecidas na palestra de Bruno Medeiros, economista formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) que frequentou a Harvard Business School, onde fez o curso de Serviços Inovadores.

De acordo com o economista, empreender é fazer bem aquilo que foi planejado e sonhado. “Não importa o negócio, o importante é fazer o que gosta e aquilo que você acredita. No fundo você é seu maior empreendimento. O dinheiro é consequência do seu empenho, do seu trabalho”, pontua.

"Não seria mais oportuno do que encerrar (o ano) com uma palestra sobre empreendedorismo, além dos diversos treinamentos e campanhas de valorização do agente de viagens ocorridos em 2014”, finaliza Cristina.

O evento aconteceu no Grand Park Hotel e teve o apoio da H2O Ecoturismo, PEX Soluções Gráficas e Grand Park Hotel. Além dos associados, várias entidades do setor do turismo do estado estiveram presentes, como a Fundação de Turismo do Estado, o Sebrae/MS, Convention & Visitors Bureau de Campo Grande, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Abrasel, Secretaria de Turismo da Capital, alunos do curso de Turismo da Escola de Governo, ABLA/MS (Associação Brasileira de Locadoras da Automóveis) e Fecomércio.

Nos siga no Google Notícias