A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Outubro de 2017

28/11/2014 15:35

Instabilidade do dólar afeta setor de viagens, mas mercado continua aquecido

Liana Feitosa
Para Cristina Albuquerque, presidente da entidade,  empresário de turismo deve estar sempre atualizado para fazer a diferença no mercado. (Foto: Divulgação)Para Cristina Albuquerque, presidente da entidade, " empresário de turismo deve estar sempre atualizado para fazer a diferença no mercado." (Foto: Divulgação)

O ano de 2014 foi marcado por inconstâncias econômicas que desafiaram o mercado de viagens, segundo a presidente da ABAV/MS (Associação Brasileira das Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), Cristina Albuquerque. Ela participou do encerramento das atividades da associação ontem (27), durante palestra ministrada pelo economista e escritor Bruno Medeiros, que falou sobre empreendedorismo e liderança.

"Este ano tivemos muitos eventos no Brasil que movimentaram o turismo interno, mas também tivemos muitas oscilações cambiais que interferiram no turismo internacional. Por conta disso, temos que estar sempre atentos para oferecer o melhor para os clientes”, afirma a presidente.

Uma das formas de aprimorar os serviços é preparar os agentes de viagem, investindo em conhecimento e criatividade para que eles estejam bem posicionados no segmento turístico. “É importante criar novos produtos e serviços, não ser apenas intermediador. O agente de viagens precisa deixar claro ao cliente a razão da sua existência, para inclusive justificar sua remuneração e seu papel", explica.

Cliente em primeiro lugar - Para Cristina, driblar as dificuldades econômicas e deixar o cliente satisfeito é tarefa importante dos empreendedores do setor. "O empresário de turismo estar sempre atualizado para fazer a diferença no mercado", aconselha. Para isso, orientações e informações foram oferecidas na palestra de Bruno Medeiros, economista formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) que frequentou a Harvard Business School, onde fez o curso de Serviços Inovadores.

De acordo com o economista, empreender é fazer bem aquilo que foi planejado e sonhado. “Não importa o negócio, o importante é fazer o que gosta e aquilo que você acredita. No fundo você é seu maior empreendimento. O dinheiro é consequência do seu empenho, do seu trabalho”, pontua.

"Não seria mais oportuno do que encerrar (o ano) com uma palestra sobre empreendedorismo, além dos diversos treinamentos e campanhas de valorização do agente de viagens ocorridos em 2014”, finaliza Cristina.

O evento aconteceu no Grand Park Hotel e teve o apoio da H2O Ecoturismo, PEX Soluções Gráficas e Grand Park Hotel. Além dos associados, várias entidades do setor do turismo do estado estiveram presentes, como a Fundação de Turismo do Estado, o Sebrae/MS, Convention & Visitors Bureau de Campo Grande, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Abrasel, Secretaria de Turismo da Capital, alunos do curso de Turismo da Escola de Governo, ABLA/MS (Associação Brasileira de Locadoras da Automóveis) e Fecomércio.

Anatel debate TAC da Oi em reunião extraordinária na segunda-feira
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai se reunir na segunda-feira (23) para deliberar a respeito dos termos de Ajustamento de Conduta (T...
Mega-Sena deste sábado pode pagar prêmio de R$ 11,5 milhões
A Mega-Sena pode pagar hoje (21) R$ 11,5 milhões, prêmio do sorteio número 1.980, que será realizado às 20h (horário de Brasília). As apostas podem s...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions