ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Juiz de Três Lagoas decidirá sobre controle da Eldorado, diz TRF-3

Medida ocorre após disputas judiciais sobre a legalidade da aquisição da fábrica de celulose

Por Gustavo Bonotto e Maristela Brunetto | 11/04/2025 20:33
Juiz de Três Lagoas decidirá sobre controle da Eldorado, diz TRF-3
Fábrica da Eldorado é alvo de disputa de empresas desde o ano de 2017. (Foto: Arquivo/Paper)

TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu, na quinta-feira (10), que cabe ao juiz da 1ª Vara Federal de Três Lagoas decidir se mantém ou derruba as liminares que impedem a transferência do controle acionário da Eldorado Brasil Celulose.

A decisão, proferida pelo desembargador federal Carlos Francisco, foi tomada no âmbito de um agravo apresentado pela empresa Paper Excellence e segue entendimento do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que reconheceu a competência da Justiça Federal de Três Lagoas para julgar o caso. A medida ocorre após disputas judiciais sobre a legalidade da aquisição da Eldorado por uma companhia estrangeira.

A decisão do TRF-3 reforça o posicionamento do STJ, que no início de abril determinou que ações relacionadas à venda da Eldorado – especialmente as que tratam da legislação sobre compra de terras por estrangeiros – devem ser analisadas pela 1ª Vara Federal de Três Lagoas. O processo envolve a Paper Excellence e a J&F, holding dos irmãos Batista, e é considerado a maior disputa societária do país atualmente.

A disputa começou em 2017, quando a Paper adquiriu o complexo industrial da Eldorado, localizado em Três Lagoas, mas não conseguiu obter o controle acionário da companhia. Embora a empresa estrangeira tenha vencido uma arbitragem, decisões liminares concedidas pelo desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, impediram a conclusão do negócio. O próprio STJ já considerou o TRF-4 incompetente para julgar o caso.

Na nova decisão, o desembargador Carlos Francisco alertou para o risco de “supressão de instância” e reforçou que a primeira instância deve ser a responsável por se manifestar sobre os pedidos da Paper Excellence. Ele negou o novo pedido da empresa para que as liminares fossem revogadas de forma imediata.

O outro lado - Em nota, a Paper Excellence afirmou que “confia nos argumentos apresentados” e espera que a 1ª Vara Federal de Três Lagoas casse as decisões que impedem a transferência do controle da Eldorado.

A empresa reiterou que adquiriu um complexo industrial e não participa de especulação imobiliária. Disse ainda que “reitera seu compromisso de vender as terras da Eldorado assim que assumir o controle da fábrica de celulose” e que acredita na Justiça brasileira.

Veja a íntegra do comunicado abaixo:

"A recente decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região confirma a competência da jurisdição do TRF-3 e determina que a Justiça Federal de Três Lagoas aprecie o pedido de revogação das liminares.

A Paper Excellence confia nos argumentos apresentados e espera que a 1ª Vara Federal de Três Lagoas casse as liminares que impedem a transferência do controle acionário da Eldorado Brasil Celulose. A Paper reitera que comprou um complexo industrial, com terminal portuário e escritórios de representação internacionais, sem qualquer relação com especulação imobiliária, não representando, portanto, nenhuma ameaça à soberania nacional.

A empresa reafirma seu compromisso de vender as terras de propriedade da Eldorado assim que assumir o controle da fábrica de celulose. Por fim, a Paper segue acreditando na Justiça brasileira e está confiante de que, em uma análise mais aprofundada no julgamento do mérito, o seu direito, previsto em contrato, será mais uma vez reconhecido".

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias