ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Juiz suspende assembleia que aprovou recuperação da São Bento

Ricardo Campos Jr. | 19/04/2017 18:41
A São Bento entrou com pedido de recuperação judicial em 2015 (Foto: Andé Bittar)
A São Bento entrou com pedido de recuperação judicial em 2015 (Foto: Andé Bittar)

Por suspeita de favorecimento, a Justiça anulou a assembleia de credores da rede de farmácias São Bento realizada no dia 10 de fevereiro. Um dos bancos que se enquadram na chamada garantia real alega que a companhia firmou acordos vantajosos com outras duas instituições financeiras 48 horas antes da votação para que elas aprovassem o plano.

A decisão foi tomada pelo juiz da Vara de Falências, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, no dia 6 de abril. Uma nova reunião deverá ser convocada.

No processo, a Euclides e Ribeiro Advogados Associados, responsável pela defesa da São Bento, rebateu os argumentos e disse que em seu entender, a assembleia foi válida, não havendo irregularidades a serem corrigidas. A firma disse ao Campo Grande News que vai analisar com calma a sentença antes de tomar qualquer decisão sobre recursos e diz que a empresa está aberta para negociação com todos os credores.

O administrador judicial do caso, Fernando Vaz Guimarães Abrahão, da Real Brasil Consultoria Ltda, afirma que o valor aproximado da dívida da rede de farmácias é de R$ 78 milhões. Os primeiros a terem os débitos com empresa quitados serão os funcionários, que devem receber seus direitos em até 12 meses.

Os credores são divididos em quatro grupos: dívidas trabalhistas; garantia real, onde se enquadram os bancos; quirografários, cujos negócios com a recuperanda não envolvem garantias e micro-empresas.

Houve empate na categoria onde estão os bancos. As duas instituições que aprovaram o plano de recuperação foram aquelas que, conforme a denúncia, fizeram acordos vantajosos às vésperas da votação, quando as normas do processo determinam que os direitos das credoras da mesma classe deveriam ser os mesmos.

Para o juiz, a falta de unanimidade em si poderia anular a assembleia, mas ao analisar a situação ele optou em marcar uma nova reunião para que as negociações mais recentes possam ser discutidas.

Com funciona? - Quando uma empresa fica repleta de dívidas e não consegue pagá-las, ela pede à Justiça a chamada recuperação judicial como medida para evitar a falência. Ela apresenta um plano de pagamento que pode prever prazos e condições especiais para quitar os débitos.

Todos os credores são reunidos em uma assembleia para votar o documento. Eles podem vetá-lo ou aprová-lo, na íntegra ou com alterações.

O processo é acompanhado de perto pelo Judiciário, que nomeia uma empresa ou consultor como administrador judicial, que irá enviar relatórios sobre o andamento do processo e depois, caso seja aprovado o plano, ajuda a fiscalizar seu cumprimento.

Se o plano não for aprovado pela assembleia, a administradora judicial avisa o magistrado, que pode decretar falência da recuperanda.

. Na época, a rede tinha 1,2 mil funcionários e quase 100 lojas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A concorrência de grandes redes de farmácias foi um dos motivos que agravaram a crise financeira da companhia.

Nos siga no Google Notícias