ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Marinha faz parceria para comprar de pequenos produtores e movimentar economia

Fernanda Yafusso | 28/07/2016 08:36
Assinatura foi realizada entre o Sebrae MS e a Marinha (Foto Sebrae MS)
Assinatura foi realizada entre o Sebrae MS e a Marinha (Foto Sebrae MS)

O Sebrae MS e o Comando do 6º Distrito Naval da Marinha em Ladário, distante 419 quilômetros de Campo Grande, firmaram nesta quarta-feira (27) um Termo de Cooperação Técnica que irá beneficiar micro e pequenas empresas urbanas, além de produtores da agricultura familiar.

A assinatura do termo de cooperação, que foi realizado em Campo Grande prevê ações como treinamentos e rodadas de negócios a empreendedores, bem como tratamento diferenciado em licitações, conforme previsto na Lei Geral e no Decreto nº 8.473.

"As compras públicas são fundamentais para o desenvolvimento local. Abriremos ainda mais oportunidades aos pequenos negócios urbanos e rurais, por meio da atuação conjunta para levar capacitações técnicas a estes empreendedores, os tornando aptos a fornecer para órgãos públicos e grandes empresas", destacou Edison Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e também presidente da Fecomércio-MS.

Segundo o Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, comandante do 6º Distrito Naval, as compras governamentais de fornecedores locais, além de reduzir os gastos e economizar recursos da federação, promove o desenvolvimento econômico sustentável de cada região.

Dados - Dos 194 fornecedores que atendem às demandas por produtos e serviços dos militares navais em Mato Grosso do Sul, apenas 40 são do estado; e dos R$ 24 milhões comprados durante o exercício de um ano, somente R$ 6 milhões (25%) são destinados a empreendimentos de MS, segundo dados apresentados pelo capitão de fragata Alfredo Lee, diretor do Centro de Intendência da Marinha em Ladário.

A expectativa é de que ao menos metade dos fornecedores e do valor investido nas compras públicas sejam de pequenos negócios da região. Entre os compromissos previstos no acordo está o cumprimento, a partir de 2017, do Decreto nº 8.473.

A norma determina que no mínimo 30% do valor destinado à aquisição de gêneros alimentícios, no exercício financeiro, por parte de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, devam ser utilizados diretamente na compra da agricultura familiar; do empreendedor familiar rural ou ainda de suas organizações.

Nos siga no Google Notícias