ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Missão da Fiems inicia relação comercial com o Paraguai

Redação | 29/05/2009 21:18

Uma missão empresarial organizada pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) participou ontem e hoje de várias reuniões no Paraguai, com o intuito de estreitar relações comerciais e conhecer um pouco do trabalho empreendido por entidades ligadas ao setor produtivo daquele País. As reuniões foram realizadas em Assunção.

De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o Paraguai propôs a realização de uma nova reunião, desta vez em Campo Grande, no dia 22 de agosto, para alinhar atividades de integração. Para o encontro, as entidades industriais do país vizinho se comprometeram em repassar informações necessárias visando o estreitamento das relações econômicas do Estado com o Paraguai.

O presidente da UIP (União Industrial do Paraguai), Gustavo Volpe, destacou que "este é o momento das relações comerciais entre paraguaios e sul-mato-grossenses se intensificarem". A UIP é similar à CNI (Confederação da Nacional da Indústria).

Na avaliação do empresário brasileiro Fioravante Scalon, vice-presidente do Ciesp (Centro das Indústrias de São Paulo) e presidente do Grupo Aurora, o setor sucroalcooleiro está interessado em investir no Paraguai. "O empresariado sul-mato-grossense e brasileiro quer participar dessa abertura de mercado do Paraguai", garantiu.

O vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, Oscar Rodriguez Campuzano, disse que a integração com Mato Grosso do Sul vai diversificar o mercado do Paraguai, pois atualmente o país é muito focado comercialmente com o Estado de São Paulo.

Com o vice-ministro da Indústria do Paraguai, José Maria Vargas Penha, o vice-ministro do Comércio do Paraguai, Agustín Perdomo, a diretora de Maquila, Raquel Ramirez, e o diretor de Rediex (Rede de Exportadores e Importadores), Lucas Serrati, foram tratadas as políticas de desenvolvimento do país vizinho.

Já com o presidente do CIP (Centro de Importadores do Paraguai), Max Haber Neumann, e com o vice-presidente Cesar Armele Maluf, o assunto foi a força da entidade, que reúne 527 empresas de vários setores.

A missão empresarial da Fiems ainda contou com a participação de representantes de empresas como Avanti-Fios, Adar, Corttex Tecelagem, Fatex, do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS), Sindicato das Indústrias de Fabricação de Açúcar e Álcool do Estado, Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação.

Nos siga no Google Notícias