ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

MS cria empresa para pesquisar minério com capital de R$ 3,4 milhões

Marta Ferreira e Ítalo Milhomem | 01/07/2011 10:51
(Foto: Simão Nogueira)
(Foto: Simão Nogueira)

O governo de Mato Grosso do Sul criou uma empresa para gerir, explorar e pesquisar recursos minerais. A MS-Mineral está sendo criada a partir da transformação da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio de Mato Grosso do Sul – EGRHP, segundo o estatuto publicado no Diário Oficial.

A criação da empresa ressucita as funções que já foram da Codems (Companhia de Desenvolvimento de MS), extinta na década de 1990. O capital inicial é de R$ 3,4 milhões, conforme o edital publicado.

O governador André Puccinelli comentou esta manhã a criação da empresa dizendo que ela visa repetir as “surpresas” que, segundo ele, alguns estados vem tendo ao pesquisar seus recursos minerais.

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de minério do País, e, de acordo com o governador, pode gerar emprego e ganhar royalties se descobrir novas jazidas deste mineral e de outros.

O governador comentou que, embora a concessão para exploração desse tipo seja federal, o Estado pode receber royalties e precisa conhecer a realidade.

Ele citou, ainda, a necessidade de acompanhar as empresas que tem interesse ou mesmo já possuem concessão para atuar no Estado.

O estatuto abre a possibilidade de que a empresa se associe para a exploração de jazidas.

Puccinelli comentou, ainda, que recentemente, estava em Santa Gertrudes, interior de São Paulo, e descobriu que a Vale tem a concessão para exploração das margens do rio Coxim, mas não explora.

Quadro de pessoal- De acordo com o governador, os funcionários que atuaram na Codems estão distribuídos em outros setores. O governador afirmou que será necessário, além deles, contratar especialistas.

O texto criando a MS-Mineral prevê diz que a empresa foi criada para fazer pesquisa e assistência técnica, exploração de jazidas minerais, preservação do acervo documental e amostras de materiais, relativos à pesquisa e levantamentos dos recursos minerais existentes no Estado.

Nos siga no Google Notícias