A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

01/07/2011 10:51

MS cria empresa para pesquisar minério com capital de R$ 3,4 milhões

Marta Ferreira e Ítalo Milhomem
(Foto: Simão Nogueira)(Foto: Simão Nogueira)

O governo de Mato Grosso do Sul criou uma empresa para gerir, explorar e pesquisar recursos minerais. A MS-Mineral está sendo criada a partir da transformação da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio de Mato Grosso do Sul – EGRHP, segundo o estatuto publicado no Diário Oficial.

A criação da empresa ressucita as funções que já foram da Codems (Companhia de Desenvolvimento de MS), extinta na década de 1990. O capital inicial é de R$ 3,4 milhões, conforme o edital publicado.

O governador André Puccinelli comentou esta manhã a criação da empresa dizendo que ela visa repetir as “surpresas” que, segundo ele, alguns estados vem tendo ao pesquisar seus recursos minerais.

Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de minério do País, e, de acordo com o governador, pode gerar emprego e ganhar royalties se descobrir novas jazidas deste mineral e de outros.

O governador comentou que, embora a concessão para exploração desse tipo seja federal, o Estado pode receber royalties e precisa conhecer a realidade.

Ele citou, ainda, a necessidade de acompanhar as empresas que tem interesse ou mesmo já possuem concessão para atuar no Estado.

O estatuto abre a possibilidade de que a empresa se associe para a exploração de jazidas.

Puccinelli comentou, ainda, que recentemente, estava em Santa Gertrudes, interior de São Paulo, e descobriu que a Vale tem a concessão para exploração das margens do rio Coxim, mas não explora.

Quadro de pessoal- De acordo com o governador, os funcionários que atuaram na Codems estão distribuídos em outros setores. O governador afirmou que será necessário, além deles, contratar especialistas.

O texto criando a MS-Mineral prevê diz que a empresa foi criada para fazer pesquisa e assistência técnica, exploração de jazidas minerais, preservação do acervo documental e amostras de materiais, relativos à pesquisa e levantamentos dos recursos minerais existentes no Estado.



Desde que não seja cabide de emprego... ótima iniciativa.
 
JOSÉ PEREIRA em 01/07/2011 11:34:16
contrata uma otima empresa de consultoria e faz um levantamento geológico, simples, vai criar uma empresa pública pra isso????.....assim.não dá !!
 
Sergio Correa em 01/07/2011 11:11:53
meus parabens pela iniciativa de criar esta empresa,que e uma necessidade para ms,obrigado sr governador e meus parabens.
 
wilson apolinario em 01/07/2011 11:10:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions