MS é um dos primeiros estados a compartilhar dados sobre a agropecuária
Cinco estados, entre eles o Mato Grosso do Sul, já estão compartilhando informações em uma base de dados do Ministério da Agricultura e órgãos estaduais de defesa agropecuária, que visa desenvolver a agropecuária no país.
São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso do Sul compartilham os dados pela PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária), sistema que foi apresentado nesta terça-feira (21) durante reunião do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte.
A PGA faz parte da agenda positiva elaborada pelo Fórum, e tem como objetivo concentrar informações relacionadas a pessoas físicas e jurídicas de todas as áreas produtivas do setor agropecuário.
Além do banco de dados, a agenda da Fórum prevê a busca por novos mercados para a carne brasileira, a definição de padrão de carcaças e a criação de um seguro contra quebra de frigoríficos.
Outra meta é a formação do Conselho de Preços do Boi (Consebov), que terá a finalidade de discutir parâmetros de formação do preço da carne e de outras normas que deverão ser estabelecidas na câmara técnica deste conselho.