ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

MS realiza 1º leilão de energia elétrica

Vinícius Squinelo | 17/09/2013 23:15

A Enersul, que presta serviço de distribuição em 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, promove nesta quarta-feira (18) o primeiro leilão, que vai aumentar seus contratos de compra de energia a partir de gerações localizadas no Estado. Pelas normas que regem o setor elétrico, uma Concessionária pode adquirir das usinas geradoras que estão conectadas em sua rede o equivalente a 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado.

Em lugar de procurarem, por exemplo, clientes livres, como fazem hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, ficando sujeitas à flutuação de preços, a partir de agora, elas terão a garantia da destinação dessa produção e calendário de faturamento em função dos contratos.

São fatores que fortalecem o setor e criam perspectiva de crescimento do negócio e, consequentemente, mais oportunidades de trabalho. Pelos dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, este setor chega a gerar na época de safra quase 30 mil empregos.

Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 27 unidades de geração. Desse total, 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas que, em sua maioria, produzem energia a partir da queima do bagaço da cana de açúcar, são as chamadas usinas de biomassa.

O leilão para compra de energia das geradoras conectadas ao sistema da Enersul será realizado no auditório da sede Distribuidora, em Campo Grande, a partir das 13 horas.

Nos siga no Google Notícias