ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS tem crescimento de 29% no superávit nas exportações em relação a 2019

Segundo o governo, o saldo positivo na balança se deve ao aumento das exportações em 2020

Leonardo Rocha | 10/08/2020 13:18
Produção de frangos para exportação em MS (Foto: ANPr/ SINDIAVIPAR)
Produção de frangos para exportação em MS (Foto: ANPr/ SINDIAVIPAR)

Mato Grosso do Sul teve aumento de 29,37% no superávit, nestes sete primeiros meses, em relação ao ano passado. Este cenário ocorreu devido o aumento de exportações no semestre, que segundo o Ministério da Economia, já chegam a U$ 3,5 bilhões.

O superávit na balança comercial é o saldo positivo na comparação entre exportações e importações realizadas pelo Estado. De janeiro a julho o saldo chegou a US$ 2,4 bilhões, sendo US$ 600 milhões a mais do que no ano passado.

“Uma das coisas que permitiu ao Governo do Estado sustentar a arrecadação foi a dinâmica do setor exportador, tanto que crescemos em relação ao ano passado, com um ótimo desempenho da soja, com a retomada do açúcar”, destacou o secretário estadual de Produção e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Segundo o governo, o destaque no aumento das exportações foi a soja, com aumento de 55,08%. Seguido depois pela “celulose”, que teve um aumento no volume de produtos (exportação) em 7%. Outros produtos também tiveram destaques, como carne de aves, açúcar, óleos e gorduras vegetais e animais, assim como ferro-gusa e ferroligas.

“A carne bovina tem se mantido e o setor de aves, com crescimento de 18,59%, esse conjunto fez com que a dinâmica do agro nesse primeiro semestre fosse sustentada”, acrescentou o secretário.

De acordo com o governo, o principal destino de nossas exportações continua sendo a China, com 50,93% desta fatia, um aumento de 26,57% em relação ao ano passado. Três Lagoas continua sendo o maior polo exportador do Estado.

“A China continua sendo um mercado fundamental para o nosso Estado. As exportações para o mercado chinês representavam 44,82% no ano passado e agora chegam 50,93%. Nosso posicionamento é muito claro, trabalhamos para diversificar a nossa base de produtos”, completou Verruck.

Nos siga no Google Notícias