ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Mudança de casa na última hora dobra serviço e garante 13º de autônomos

Caroline Maldonado | 23/12/2015 15:21
Mudanças nos dias do Natal e Ano Novo saem até 40% mais caras (Foto: Fernando Antunes)
Mudanças nos dias do Natal e Ano Novo saem até 40% mais caras (Foto: Fernando Antunes)

Em dezembro, aumenta a demanda de quem trabalha com os serviços que envolvem mudança de casa. As vésperas do Natal, a demanda dobrou para quem monta móveis e faz frete em Campo Grande, mas o que garante o 13° dos autônomos são os clientes que deixam a arrumação para a última hora. No feriado, quem deixa a família para atender um cliente cobra adicional de até 40%.

Os universitários, que vão começar a estudar na cidade no ano quem vem ou estão indo embora, são os que mais fazem os prestadores de serviço deixarem as comemorações com a família para incrementar a renda, segundo o montador de móveis Izaque Argueiro, que atua no ramo há 16 anos.

“Os estudantes são maioria, mas também há pessoas que compram móveis em lojas grandes e não querem esperar a montagem, porque querem estar com tudo pronto para festa e já estão recebendo parentes em casa”, conta.

Izaque gerencia uma equipe de sete montadores, dos quais quatro já avisaram que estarão disponíveis para atender cliente a qualquer hora, seja dia 25 de dezembro ou 1º de janeiro. “Eles atendem no feriado, mas aí cobram entre 30% e 40% a mais. Com essa demanda dá para fazer o 13º salário”, explica.

Na região do Coophatrabalho, o montador Andrws Vinícius Gonçalves, divide o trabalho com um colega. Ele pretende prestar serviço até hoje (23) à noite e folgar no Natal. “Quero atender o máximo de clientes até quarta-feira e folgar no Natal, mas aí no sábado a gente já volta ao trabalho”, diz. A dupla recebe proposta do outro lado da cidade e chega a sair da casa do cliente depois das 23h para garantir a renda extra.

O montador Wilson Rocha, que mora nas Moreninhas, diz que o que aumenta o lucro de quem presta esse tipo de serviço são os que deixam a mudança para última hora. Tem gente que manda a foto do móvel pelo WhatsApp e ali já recebe o orçamento.

Fazendo pequenas mudanças, Éder Carvalho tem serviço dobrado todos os dias desde o início do mês (Foto: Fernando Antunes)
Fazendo pequenas mudanças, Éder Carvalho tem serviço dobrado todos os dias desde o início do mês (Foto: Fernando Antunes)

“A maioria do pessoal tem urgência. Tem gente que liga no domingo desesperado e aí agente vai em qualquer região. O que ajuda muito nessa época também é que o pessoal recebe o 13º salário. A gente está super contente, porque os meses anteriores não foram muito bons”, conta Wilson. Ele tem amigos que até desistiram do serviço ao longo desse ano e foram trabalhar em empresas.

O trabalho dobrou nas últimas semanas também para quem faz frete. Depois de ficar desempregado, Éder Carvalho de Melo investiu no serviço e nos últimos dias tem trabalhado até as 22h para dar conta da demanda. “Muita gente entra em contato pelo WhatsApp e já combina com urgência. Para mim está sendo ótimo, porque passei um bom tempo sem emprego. Agora vai dar para tirar até um 13º com o aumento de clientes”, comenta.

Nos siga no Google Notícias