ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

No terceiro reajuste do ano, conta de luz fica 3,22% mais cara em MS

Priscilla Peres | 07/04/2015 11:06
Energisa assumiu as concessionárias do Grupo Rede em abril de 2014.(Foto: Alcides Neto)
Energisa assumiu as concessionárias do Grupo Rede em abril de 2014.(Foto: Alcides Neto)

A partir de amanhã (8), consumidores de Mato Grosso do Sul vão pagar 3,22% mais caro pela energia. Esse aumento é referente a revisão anual da concessionária de energia e somado ao reajuste extraordinário de 27,9%, a conta de luz acumula alta de quase 32% neste ano. Isso sem esquecer do das bandeiras tarifárias que já pesam no bolso das famílias.

O reajuste anual foi definido na manhã de hoje durante a 11ª Reunião Pública Ordinária da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O efeito médio a ser sentido pelos consumidores será de 3,22%, sendo 3,64% para alta tensão e 3,02% para baixa tensão.

A Energisa que assumiu o controle da distribuidora do Estado em abril do ano passado atende cerca de 942 mil unidades consumidoras, cujo consumo de energia elétrica representa faturamento anual da ordem de R$ 1,56 bilhão. Também está presente em 75 dos 79 municípios.

Na reunião da Aneel deste ano, a Energisa também informou que a razão social da sociedade foi alterada para Energisa Mato Grosso do Sul – Distribuidora de Energia S.A. – SEM, ao invés de Empresa Energética do Mato Grosso do Sul S.A. – Enersul.

No ano passado, as tarifas foram, em média, reposicionadas em 14,24%, com 11,58% referentes ao reposicionamento tarifário econômico e 2,66% relativos aos componentes financeiros pertinentes.

O reajuste anual aprovado para MS é o mais baixos dos autoridades até o momento. Os consumidores de Minas Gerais atendidos pela Cemig Distribuição S/A, terão aumento médio de 7,07%, em São Pauloa da Companhia Paulista de Força e Luz, é de 4,67% e no Rio de Janeiro passa dos 42%.

Diretor-presidente da Energisa, Marcelo Silveira da Rocha, participou de reunião em MS no mês passado.(Foto: Marcos Ermínio)
Diretor-presidente da Energisa, Marcelo Silveira da Rocha, participou de reunião em MS no mês passado.(Foto: Marcos Ermínio)

Repercussão - O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) fez uso da palavra durante a reunião, onde fez várias acusações tanto ao Grupo Rede quanto a Energisa, afirmando que existem desvios na administração e por isso é preciso que haja investigação. Na semana passada, a Assembleia Legislativa de MS criou a CPI da Enersul, para analisar fraudes na empresa.

Em resposta, o representante Energisa presente na reunião, Alexandre Nogueira, ressaltou que a empresa é uma concessionaria do setor há 110 anos, com eficiência e prova disso é a Energisa Paraíba, melhor da região Nordeste. "E garantimos isso à Enersul nos próximos anos".

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Nos siga no Google Notícias