ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Nova medida libera FGTS como garantia para crédito consignado

Renata Volpe Haddad | 15/07/2016 11:35

Trabalhadores do setor privado podem oferecer até 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia para empréstimo consignado, com desconto na folha de pagamento. O Senado aprovou a Medida Provisória ontem (14) e ela foi publicada hoje no Diário da União.

O que muda na prática, é que os trabalhadores vão ter aumento de margem de lucro para crédito, segundo o economista Sérgio Bastos. De acordo com a Medida Provisória, em caso de demissão sem justa causa, o funcionário pode oferecer até 100% do FGTS do valor da multa paga pelo empregador.

Em relação ao número de parcelas e taxa mínima mensal de juros, o Conselho Curador do FGTS que vai definir o que será cobrado pelas empresas consignatárias.

Segundo o economista, esta medida fará com que os trabalhadores do setor privado tenham maior acesso ao crédito consignado. "Com a Medida Provisória, o trabalhador pode ter aumento de garantia para ter novas operações de empréstimo", afirma.

Bastos diz ainda que antes, o salário ou o patrimônio era a garantia oferecida pelos trabalhadores às empresas de crédito consignado.

"O FGTS é um fundo que cada trabalhador tem, mas que não tem domínio sobre o valor que é descontado da folha de pagamento e repassado ao fundo que é administrado pelo Conselho Curador. Com essa mudança, o funcionário pode dar como garantia o fundo".

Nos siga no Google Notícias