ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Número de famílias sem condições de pagar contas ou dívidas é o menor desde 2010

Vitor Abdala, da Agência Brasil | 22/01/2013 11:03

O percentual de famílias que não conseguirão pagar suas dívidas ou contas em atraso atingiu, em janeiro deste ano, seu menor patamar desde janeiro de 2010, quando a Confederação Nacional do Comércio (CNC) começou a fazer o monitoramento. Segundo Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada hoje (22) pela CNC, os consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas chegaram a 6,6% neste mês.

Em dezembro de 2012, o percentual era de 7% e, em janeiro de 2012, de 6,9%. “Essa melhoria na percepção da capacidade de pagamento está muito relacionada às condições de crédito mais favoráveis, como a queda da taxa de juros e o alongamento do prazo. Isso tem favorecido para que essas dívidas tenham um peso menor no orçamento das famílias. E as famílias estão com condições mais favoráveis para renegociar dívidas antigas. Além disso, tem a questão do desemprego baixo e a renda com alta significativa”, disse a economista Marianne Hanson, da CNC.

O percentual de famílias inadimplentes no país em janeiro deste ano (21,2%) também caiu em relação a dezembro de 2012 (21,7%). Apesar disso, a inadimplência aumentou em relação a janeiro de 2012, que havia registrado um percentual de 19,9%.

A pesquisa mostra ainda que o percentual de famílias com dívidas (em atraso ou não) neste mês chega a 60,2%, inferior ao de dezembro de 2012 (60,7%), mas superior à taxa de janeiro daquele ano (58,8%).

Nos siga no Google Notícias