ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Obra em São Paulo vai eliminar gargalo de hidrovia às margens de MS

Via fluvial é importante rota de escoamento da produção agrícola

Aline dos Santos | 17/03/2023 09:38
Obra em São Paulo vai eliminar gargalo de hidrovia às margens de MS
A hidrovia Tietê-Paraná passa por seis Estados. (Foto: Departamento Hidroviário/SP)

O principal gargalo da hidrovia Tietê-Paraná, que margeia Mato Grosso do Sul e mais cinco Estados, vai passar por obras de ampliação próximo à cidade de Buritama, em São Paulo.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o governo paulista assina, nesta sexta-feira, o contrato para retomar as obras de ampliação do canal de Nova Avanhandava.

O objetivo é aprofundar o canal, em um trecho de 16 km de extensão, para garantir um mínimo de 3,5 metros de profundidade. Isso permitirá a navegação e o escoamento de cargas, mesmo em períodos de estiagem. A intervenção completa deverá durar 36 meses.

A hidrovia, que passa por MS, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, é uma importante rota de escoamento da produção agrícola.

A malha atual da hidrovia em Mato Grosso do Sul, pelos rios Paraná e Paraguai, é de mais de 1.100 km, por onde são transportadas cerca de 3,8 milhões de toneladas/ano de mercadorias.