ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Para sair da crise, São Fernando quer vender usina de MS e roças de cana

Com dívidas de R$ 1,1 bilhão, empresa contratou uma consultoria para levantar ativos que podem ser colocados à venda

Helio de Freitas, de Dourados | 04/10/2016 08:29
Usina São Fernando, localizada em Dourados (Foto: Divulgação)
Usina São Fernando, localizada em Dourados (Foto: Divulgação)

Pertencente aos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, a Usina São Fernando, localizada em Dourados, a 233 km de Campo Grande, pode ser submetida a uma venda judicial nos próximos dias. É mais uma tentativa da empresa para sair da falência e pagar as dívidas, que somam R$ 1,1 bilhão.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a São Fernando quer criar uma UPI (Unidade Produtiva Isolada) para incluir a usina de Dourados e os ativos biológicos (lavoura de cana) e submetê-la à uma venda judicial, geralmente feita através de leilão.

A consultoria EXM Partners foi contratada pela São Fernando para levantar o valor dos ativos que podem ser colocados à venda, mas ainda não há previsão de quando o leilão pode ocorrer. Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bumlai é um dos réus na Operação Lava Jato.

TJ negou mandado – Ainda de acordo com o jornal paulista, recentemente os desembargadores da 4ª Seção Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negaram mandado de segurança que impedia a São Fernando de fazer assembleia geral de credores para tratar de seu plano de recuperação judicial.

O mandado foi apresentado por um dos principais credores da companhia, o BNP Paribas, e impediu que a assembleia marcada para 10 de março fosse realizada.
No pedido de liminar, o banco alegou que a usina não apresentou documentos contábeis e financeiros necessários para a análise de sua viabilidade econômica.

O mandado foi negado pelo juiz da 5ª Vara Cível de Dourados, Jonas Hass Silva Junior, que cuida dos processos de falência da São Fernando, mas o Paribas recorreu ao TJ-MS, onde também teve o pedido indeferido.

Com a decisão do tribunal, assim que for notificado da decisão dos desembargadores o juiz douradense poderá marcar uma nova data para a assembleia de credores.

Pedidos de falência – Além dos credores, entre eles o BNDES, a São Fernando já sofreu pedido de falência até da administradora judicial, a VC Consultoria e Perícia.

Ao Valor Econômico, Pedro Coutinho, sócio da VC Consultoria, avaliou que os desembargadores preferiram deixar com os credores a decisão sobre a situação da empresa. Entretanto, acredita que o plano de recuperação não será aceito na assembleia porque os bancos não estão propensos a aprovar as propostas em pauta.

Nos siga no Google Notícias