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Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

02/09/2017 09:12

Paraguai se compromete com obras da rota de integração bioceânica

Paulo Nonato de Souza
Paraguai se compromete com obras da rota de integração bioceânica
Em Assunção, encontro dos integrantes da comitiva sul-mato-grossense, incluindo os senadores Moka e Simone Tebet, com autoridades do governo paraguaio (Foto: Sílvio Andrade)Em Assunção, encontro dos integrantes da comitiva sul-mato-grossense, incluindo os senadores Moka e Simone Tebet, com autoridades do governo paraguaio (Foto: Sílvio Andrade)

O envolvimento de fato do Paraguai, pela primeira vez, na efetivação da rota de integração para o Pacífico, ficou evidente na cerimônia de encerramento da viagem da caravana de gestores públicos e empresários do setor de transportes até os portos chilenos, nesta sexta-feira, da qual participaram os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet, em Assunção.

O presidente Horácio Cartes não compareceu, mas seu estafe de ministros e assessores abriram as portas do governo paraguaio para recepcionar o grupo sul-mato-grossense e ratificar o acordo, onde o país vizinho terá que pavimentar 670 km da Transchaco e participar com metade dos recursos necessários para a construção da ponte sobre o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

Como em todo o trecho de 3.000 km realizado pela caravana, em uma semana – de Campo Grande à costa do Pacífico -, o entusiasmo dos paraguaios com o projeto de integração latino-americana deixou latente que o asfalto e a ponte, vitais para o sucesso da rota, estarão concluídos em no máximo três anos.

De Campo Grande à costa do Pacífico: Os integrantes da Rota de Integração Latino-Americana após reunião com autoridades paraguaias (Foto: Silvio Andrade)De Campo Grande à costa do Pacífico: Os integrantes da Rota de Integração Latino-Americana após reunião com autoridades paraguaias (Foto: Silvio Andrade)

Paraguai assume obras - Para o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, não restam mais dúvidas quanto ao comprometimento do Paraguai, que já licitou o trecho mais crítico – 270 km – da Transchaco, por cortar a região alagável do seu Pantanal, e anunciar para até dezembro a licitação do segundo trecho da rodovia hoje de estrutura primária e em condições críticas.

O ministro paraguaio de Obras Públicas e Comunicação falou, durante o ato realizado no saguão nobre do Ministério das Relações Exteriores, que o seu país desenvolve um plano logístico ainda mais amplo, com foco no aumento da capacidade de transporte pela Hidrovia do Rio Paraguai, e também melhorar a ligação com Foz do Iguaçu.

Sobre a rota de integração, que beneficia a região central do Brasil, ele afiançou que seu país trabalha para cumprir a meta da tarefa que lhe coube e garantiu: “são obras que vão sair do papel porque é uma decisão de governo, o Paraguai investe mais de 1,6 bilhão em infraestrutura olhando também para o Atlântico e esta rota é nossa prioridade”.

Viagem, uma odisseia - Seu colega de ministério, Eladio Loizada, foi mais além: “O presidente Carter está comprometido com este projeto, pela sua visão de oportunidades e integração dos nossos povos”. Adiante, completou: “esta rota permitirá, muito mais do que as relações comerciais. O que vocês fizeram foi uma odisseia”, disse, referindo-se à viagem dos empresários pelo caminho da rota..

Antes do encontro, a coordenação da viagem das 29 caminhonetes e 80 pessoas pelo Paraguai, Argentina e Chile fez uma reunião com os dois senadores do Estado e o representante do Ministério das Relações Exterior do Brasil, João Carlos Parkison de Castro. O bate-papo informal, no Hotel Bourbon, caracterizou o comprometimento da bancada federal e do governo de Mato Grosso do Sul neste projeto.

O senador Waldemir Moka anunciou que fará uma audiência pública sobre a rota da integração nas comissões de Relações Exteriores e de Infraestrutura do Senado, em Brasília, com a participação do governo estadual e dos empresários. “Não podemos perder o foco e a mobilização do segmento dos transportes, são fundamentais para o trabalho da bancada”, disse.

Recursos no orçamento - Moka e Simone Tebet asseguraram que todo o esforço está sendo feito para garantir os recursos para construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em Murtinho, no orçamento da União de 2018. “Já garantimos R$ 10 milhões para os estudos do projeto da ponte”, anunciou. Simone disse não ter mais duvidas quanto a execução das obras estruturantes desse eixo logístico.

A segunda edição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana) atingiu seis mil quilômetros, entre ida e retorno da caravana, que passou pela fronteira com o Paraguai, atravessou o chaco, e cruzou o norte da Argentina e do Chile, chegando aos portos de Iquiqui e Antogafasta. No caminho, muitos obstáculos e dificuldades com as aduanas e demora na liberação do visto de entra ou saída do país.

Empresários do setor de transportes e gestores públicos, na capital paraguaia; retorno com a certeza de que a rota se tornará realidade (Foto: Silvio Andrade)Empresários do setor de transportes e gestores públicos, na capital paraguaia; retorno com a certeza de que a rota se tornará realidade (Foto: Silvio Andrade)



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