ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Pela 1ª vez neste ano, índice de desemprego caiu

Redação | 14/07/2009 10:50

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que em maio, pela primeira vez neste ano, o número de requerentes do seguro-desemprego caiu em relação ao mesmo período do ano passado, uma demonstração de reação da economia de Mato Grosso do Sul.

Mês a mês o número de requerimentos de seguro-desemprego vinha aumentando ao longo do ano, trajetória encerrada no mês de maio, quando houve redução superior a 8% no número de pedidos.

Foram 7.357 requerimentos contra 8.058 em maio do ano passado. A maior parte deles, 27%, no comércio, um setor extremamente sensível e que responde de forma rápida às intempéries econômicas. Os setores de serviço, industria, agropecuária e construção civil vêm na seqüência.

No acumulado do ano, porém, houve aumento de 10% nos pedidos de seguro-desemprego.São 45.162 requerimentos de seguro desemprego contra 41.044.

O economista Áureo Torres, do Observatório do Mercado do Trabalho, explica que os dados sinalizam que a economia está reagindo e o consumo voltou ao seu estado normal. "Mas vai seguir estável, com crescimento pequeno e não aquele que tivemos em 2007 e 2008", afirma. O clima é de expectativa em relação ao que ocorrerá nos cenários nacionais e internacionais.

Caged

Nos siga no Google Notícias