ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Piscicultores receberão calcário e máquinas para recuperar tanques após chuvas

Caroline Maldonado | 04/01/2016 16:17
Rio Iguatemi subiu como nunca e peixes fugiram de tanques de criação (Foto: Divulgação/Sepaf)
Rio Iguatemi subiu como nunca e peixes fugiram de tanques de criação (Foto: Divulgação/Sepaf)

Piscicultores que tiveram a produção prejudicada pelas fortes chuvas desde novembro do ano passado terão apoio do Governo do Estado, em Mundo Novo, a 476 quilômetros de Campo Grande. A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) vai disponibilizar 100 toneladas de calcário e 300 horas de operacionalização de máquinas escavadeiras para recuperação dos tanques.

O rio Iguatemi, que banha o município, subiu quatro vezes acima do nível. Os produtores colocaram telas de segurança de 1,2 metro de altura ao redor dos tanques, que ficam dentro do rio, mas não foi possível conter a fuga dos peixes. Com isso, milhares de animais que estavam nos tanques de criação escaparam e muitos alevinos morreram.

A data para liberação dos insumos e maquinários ainda não foi divulgada, mas a expectativa é de que o mutirão ocorra nas próximas semanas, segundo a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar).

“Muitos tanques ainda se encontram alagados o que impossibilita o trabalho, mas estamos em comunicação com o município, através de nosso escritório local, prefeitura e Câmara Municipal para que em os trabalhos sejam iniciados o mais rápido possível”, o disse o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Um dos prejudicados pela cheio do rio é o Piscicultor João Andregeski Borke, cujo o sítio fica a mais de um quilômetro de distância da margem do Iguatemi. Segundo ele, foi possível salvar apenas entre 20% e 30% da produção. “Estou desde 1994 nessa propriedade e nunca vi nada igual e tem gente que mora na região desde 1967 que diz que também nunca tinha visto algo assim”, comentou.

Nos siga no Google Notícias