ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Postos deverão "provar" que aplicaram desconto do governo no diesel

Em fiscalizações, Procons exigirão cartazes com o preço antigo e o vigente

Ricardo Campos Jr. | 06/06/2018 10:36
Posto em Campo Grande já está cumprindo a portaria e fixou cartaz com preços do diesel nesta quarta (Foto: Marina Pacheco)
Posto em Campo Grande já está cumprindo a portaria e fixou cartaz com preços do diesel nesta quarta (Foto: Marina Pacheco)

Postos de combustíveis deverão providenciar cartazes ou faixas contendo os preços do diesel antes e depois da subvenção do Governo Federal sobre o produto. A medida foi determinada pelo Ministério da Justiça em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), e serve para que os clientes saibam qual os descontos dados.

O Campo Grande News constatou que hoje o Posto Carandá, da rede Locatelli, já estava adotando a medida por meio de um informativo fixado nas bombas com os valores vigentes e os praticados no dia 21 de maio, ou seja, antes e depois da greve dos caminhoneiros.

A portaria encarrega aos Procons dos estados a tarefa de fiscalizar se as reduções estão sendo repassadas aos consumidores. Os fiscais deverão exigir a a apresentação da nota fiscal de venda do combustível pelas distribuidoras aos postos revendedores e avaliar se as tabelas estão compatíveis.

Se o desconto não tiver sido dado, ou se a informação não estiver clara e ostensiva, o órgão deverá instaurar processo administrativo respeitando o direito à ampla defesa e ao contraditório, considerando as situações alegadas pelas empresas.

Cartaz com preço do diesel nesta quarta em Campo Grande: empresas deverão acrescentar preços antigos ao lado dos vigentes (Foto: Marina Pacheco)
Cartaz com preço do diesel nesta quarta em Campo Grande: empresas deverão acrescentar preços antigos ao lado dos vigentes (Foto: Marina Pacheco)

Caso seja levantada a suspeita de formação de cartel ou qualquer violação da legislação que protege o direito da concorrência no mercado de consumo por parte dos postos revendedores de combustíveis, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico) deverá ser acionado.

Em caso de denúncias de consumidores, a atuação do Procon deverá ser imediada, segundo o Ministério da Justiça.

Redução - A subvenção do Governo Federal sobre o diesel baixou o preço desse produto de R$ 0,20 a R$ 0,50 na Capital. Esses descontos tendem a aumentar nos próximos dias com a redução na alíquota do ICMS concedida pelo governo de Mato Grosso do Sul, que está valendo para os carregamentos de combustível que chegarem nos postos a partir desta quarta-feira (6).

Nos siga no Google Notícias