ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Prazo para proprietário fazer cadastro ambiental termina em 25 dias

Caroline Maldonado | 10/04/2016 07:40

Faltam apenas 25 dias para o fim do prazo de inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), obrigatório a todos os proprietários rurais do país. A princípio, a data limite era 5 de maio de 2015, mas foi definida prorrogação de um ano. Até janeiro de 2016, apenas 66,1% da área a ser cadastrada no Brasil estava inscrita. Em março, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, defendeu nova prorrogação, mas não houve alteração, por enquanto.

Para incentivar o cadastro, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) lançou um programa que tira dúvidas. O Radar Ambiental realiza palestras direcionadas aos sindicatos rurais e treinamentos regionais.

A cartilha "Perguntas e Respostas sobre o Novo Código Florestal e o CAR" está disponível no site www.famasul.com.br. O material traz também respostas às dúvidas sobre APP (Área de Preservação Permanente) e sobre áreas de reserva legal.

Em todo o país, o SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente) já ofereceram curso sobre a realização do cadastro para 10 mil pessoas, afim de facilitar o processo.

Como fazer - O cadastro faz parte de um sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país. As inscrições podem ser feitas no site do Imasul.

O endereço do portal é www.imasul.ms.gov.br. Ao acessar o site, o produtor deve clicar em “Siriema”, ícone que fica no lado direito do portal. Nesta área, há mais uma sessão identificada como “Siriema”, onde o produtor deve se cadastrar informando dados pessoais ou jurídicos.

Nos siga no Google Notícias