ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Imasul faz convênio para garantir inscrições do Cadastro Ambiental Rural

Caroline Maldonado e Renata Volpe Haddad | 20/01/2016 13:37
Documento foi assinado durante a manhã de hoje.(Foto: Denilson Rodrigues)
Documento foi assinado durante a manhã de hoje.(Foto: Denilson Rodrigues)

O Governo do Estado firmou hoje (20) convênio com entidades de representação e de ensino no âmbito rural para intensificar ações de suporte ao CAR (Cadastro Ambiental Rural).

O documento foi assinado nesta manhã, pela governadora em exercício, Rose Modesto e membros da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), durante abertura do Showtec, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande.

O convênio se dá por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O CAR é obrigatório para todos as propriedades e posses rurais do país, porém até agora menos da metade dos proprietários fizeram a inscrição. O prazo, que se estendeu por um ano e em seguida foi prorrogado por mais 12 meses, termina no dia 5 de maio de 2016.

Durante o evento em Maracaju, até sexta-feira (22), o CAR Móvel estará no local para orientar produtores e fazer inscrição no cadastro, além de processo de licenciamento, segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna.

“Estamos firmando um convênio importante, porque mantém uma das determinações do Governo Federal, que é o diálogo e apoio aos produtores. Foram emitidas 2 mil licenças ambientais em um ano pelo Imasul. Por meio de licitação pretendemos atender mais de 20 mil produtores para realizar o cadastro ambiental”, comentou Ricardo.

A governadora Rose destacou o convênio com as entidades como uma das diversas ações para dar apoio à agropecuária ao longo de 2016. “Estamos aqui para dizer que o Governo do Estado aposta nessa parceria. Acreditamos na força do produtor e a gente sabe que isso passa pelo estudo, investimento e pesquisa”, disse.

Iniciado hoje, o Showtec vai até sexta-feira (22) na área de pesquisa da Fundação MS, em Maracaju. A programação completa está no site www.portalshowtec.com.br. Na edição de 2015, a feira recebeu 15.600 visitantes e teve mais de 120 empresas expositoras.

Nos siga no Google Notícias