ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Presidente visitará frigorífico que produz 2,4 milhões de hambúrgueres ao dia

Planta foi autorizada a exportar para a China, maior comprador da carne do Brasil

Por Aline dos Santos | 10/04/2024 14:11
Unidade da JBS em Campo Grande, na saída para Sidrolândia. (Foto: Paulo Francis)
Unidade da JBS em Campo Grande, na saída para Sidrolândia. (Foto: Paulo Francis)

Destino da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Campo Grande na próxima sexta-feira (dia 12), o frigorífico da JBS, localizado na saída para Sidrolândia, emprega 2.275 pessoas e tem produção diária superlativa: 440 toneladas de carne e 136 toneladas de hambúrgueres. Em unidades, o total corresponde 2,4 milhões de hambúrgueres por dia.

Recentemente, a planta foi autorizada a exportar para a China, o maior comprador da carne do Brasil. A indústria já exportava para Estados Unidos, Argentina, União Europeia, Hong Kong, Emirados Árabes, Chile, Argélia e Egito.

Na agenda de sexta-feira, o presidente participa de ato simbólico alusivo ao primeiro embarque da proteína para o mercado chinês. Ao todo, a JBS passa a ter três plantas habilitadas em Mato Grosso do Sul para exportar aos chineses. São duas em Campo Grande (na BR-060 e no Bairro Nova Campo Grande) e uma em Naviraí.

“Já há algum tempo não havia novas habilitações para exportação. A China adota o modelo de habilitação planta a planta. O Brasil tinha cerca de 40 plantas de carne bovina habilitadas. Agora, habilitou 38 novos [frigoríficos], no Brasil todo. Foi um salto muito importante, uma conquista grande para o setor todo”, afirma o diretor de Comunicação da JBS no Brasil, Juliano Nóbrega, durante visita ao Campo Grande News.

Diretor de Comunicação da JBS , Juliano Nóbrega visitou o Campo Grande News. (Foto: Clara Farias)
Diretor de Comunicação da JBS , Juliano Nóbrega visitou o Campo Grande News. (Foto: Clara Farias)

Até março, Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados a exportarem carne bovina para a China. Nenhum era da JBS. Agora, houve acréscimo de quatro plantas, chegando ao total de sete.

“Em Mato Grosso do Sul, o potencial para a China era de 460 mil cabeças. Com essas novas habilitações, subiu para 2,3 milhões, acréscimo de 1,8 milhão de cabeças por ano. Mato Grosso do Sul tem total de quatro milhões de cabeça de abate ‘sifado’. Antes, o potencial de embarque para a China era de 11%. Agora, 57% do abate ‘sifado’ pode ir para a China. Representa um mercado consumidor super importante e fortalece toda a cadeia agropecuária, que vai desde o criador de bezerro até o frigorífico que gera emprego. Só a JBS emprega 15 mil pessoas em Mato Grosso do Sul’, afirma o diretor.

Abate “sifado” corresponde ao abate que tem SIF (Serviço de Inspeção Federal) e vai para a exportação.

A JBS tem unidades em Campo Grande, Anastácio, Naviraí, Nova Andradina, Caarapó, Dourados e Sidrolândia. Ao todo, movimenta R$ 12,06 bilhões na economia sul-mato-grossense.

O Grupo J&F, controlador da JBS, emprega 22.500 pessoas no Estado. “MS é o Estado mais importante para a J&F no Brasil. Porque além dessa presença grande da JBS, tem a Eldorado [celulose] em Três Lagoas e a mineração em Corumbá”

Nacionalmente, toda a cadeia do grupo tem impacto de 2,1% no PIB (Produto Interno Bruto). Em MS, o resultado é ainda maior: 3,7% de toda a atividade econômica.

Movimentação – Na manhã de hoje (dia 10), a reportagem verificou grande movimentação na unidade da JBS que será visitada por Lula, em Campo Grande.

As equipes se dividiam entre montagem do palco do evento, serviço de jardinagem (poda dos pingos de ouro na entrada do local), além de chegada de carro identificado como a “serviço da presidência”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias