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Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

06/12/2018 14:09

Procon acha 213 produtos vencidos no Pão de Açúcar de Campo Grande

Fiscalização achou, ainda, 19 itens próximos de vencer com anúncio de oferta, mas com preço igual aos demais

Mayara Bueno
Fiscal confere produtos no Pão de Açúcar, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Procon).Fiscal confere produtos no Pão de Açúcar, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Procon).

Durante ação nesta quinta-feira (dia 6), o Procon identificou 213 produtos vencidos no mercado Pão de Açúcar, em Campo Grande. Outros 28 pacotes de arroz estavam vencidos há seis meses e 29 produtos não apresentam informações sobre datas de fabricação e vencimento.

Segundo o superintendente do órgão de proteção ao consumidor, Marcelo Salomão, o supermercado foi autuado e deverá apresentar defesa. A multa varia de R$ 5 a R$ 50 mil e é calculada levando em consideração a gravidade, possível reincidência, entre outros fatores.

Os produtos vencidos foram encaminhados para a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), que abrirá inquérito sobre o assunto. Entre os itens, o superintendente contabilizou protetor solar infantil, doces de goiabada, ração de cachorro. Leite ninho, por exemplo, estava com preço diferente na gôndola e no caixa de pagamento.

Sobre a propaganda enganosa, produtos que estavam com validade próxima foram colocados em promoção. Contudo, itens iguais, mas ainda longe de vencer o prazo, tinham o mesmo preço.

A ação faz parte da operação “Natal” do Procon e a fiscalização partiu de denúncia de consumidores a respeito da publicidade enganosa.

Outro lado

A empresa informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que segue as determinações legais e que o “fato apontado não condiz com o padrão exigido pela companhia”. Sobre os produtos próximos do vencimento, o Pão de Açúcar afirma que se tratou de um “erro operacional”, já que os itens expostos têm descontos de até 40% e são próprios para o consumo. “Os colaboradores já foram reorientados e os preços modificados”.



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