ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Procon afirma que mudanças nas viagens aéreas são preocupantes

Nyelder Rodrigues | 13/12/2016 23:58

O Procon de Mato Grosso do Sul disse ver com preocupação as mudanças aprovadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação) na regra para o transporte de bagagens em viagens aéreas em todo o país. As novas normas serão válidas a partir de março de 2017.

Para o Procons as mudanças significam um retrocesso para os direitos dos consumidores, já que entre eles está, por exemplo a permissão para que as empresas aéreas passem a cobrar pelas bagagens despachadas nos aeroportos.

Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 kg nos voos domésticos e de dois volumes de 32 kg nos voos internacionais. Esse é o principal ponto alvo de contestação de órgãos de defesa dos direitos do consumidor.

"Não há clareza quanto aos mecanismos que garantam algum tipo de compensação para o consumidor de que o valor das passagens diminuirá", frisa a superintendente estadual para Orientação e Defesa do Consumidor, Rosimeire Cecília da Costa.

Com as novas regras, foi definido que o consumidor terá direito a desistir da compra até 24 horas depois de receber o comprovante de compra do bilhete, caso a compra seja feita com no mínimo sete dias de antecedência. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) previa prazo de sete dias para que desistência fosse feita.

Nos siga no Google Notícias