ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Crianças plantam árvores frutíferas em área marcada por lixo

Plantio de 25 mudas foi realizado na Escola Municipal Antônio José Paniago, no Jardim Itamaracá

Por Mileny Barros | 12/02/2026 11:37
Crianças plantam árvores frutíferas em área marcada por lixo
Alunos da Escola Municipal Antônio José Paniago. (Foto: Marcos Maluf)

Um espaço antes marcado pelo descarte irregular de lixo ganhou novo cenário na manhã desta quinta-feira (12), no Jardim Itamaracá, em Campo Grande. Ao lado da Escola Municipal Antônio José Paniago, os alunos plantaram 25 mudas de jabuticaba, pitanga, goiaba vermelha e acerola.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, um espaço antes utilizado para descarte irregular de lixo foi transformado em pomar urbano ao lado da Escola Municipal Antônio José Paniago. Alunos participaram do plantio de 25 mudas de árvores frutíferas, incluindo abuticaba, pitanga, goiaba vermelha e acerola. A iniciativa faz parte de um projeto que visa recuperar áreas públicas e promover a educação ambiental. Os estudantes, além de participarem do plantio, serão responsáveis pelo acompanhamento do desenvolvimento das mudas, criando uma conexão direta com a preservação do meio ambiente.

De acordo com o secretário da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), Ademar Silva Júnior, atualmente a Capital conta com cerca de 175 mil árvores viárias, com mais de 160 espécies diferentes. A proposta é expandir ainda mais áreas públicas e envolver a comunidade no cuidado com o espaço. “Isso aqui era um espaço abandonado, cheio de lixo. Agora estamos transformando em um parque com árvores frutíferas, em parceria com as crianças, professores e moradores”, afirmou.

Crianças plantam árvores frutíferas em área marcada por lixo
Muda de acerola plantada pelos estudantes. (Foto: Marcos Maluf)

Ele ressaltou que a ideia é estimular a relação das crianças com o meio ambiente. “Essas árvores vão gerar sombra, alimento e também atrair pássaros. As crianças que plantaram vão acompanhar o crescimento e entender a importância da preservação”, disse.

O espaço ficará aberto para que as crianças voltem em outros momentos com seus pais para cuidar daquilo que plantaram.

A secretária adjunta da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Maria Lúcia de Fátima de Oliveira, explicou que o local foi escolhido por já enfrentar problemas antigos com descarte irregular. “Esse espaço era usado para jogar lixo e gerava muita reclamação dos moradores. Era uma situação constante e incômoda para quem vive aqui”, relatou.

Os alunos participaram do plantio e devem acompanhar o desenvolvimento das mudas. Pedro Henrique Lopes de Morais, de 9 anos, plantou um pé de goiaba pela primeira vez. “Foi muito legal a experiência. Vou pedir para minha mãe me trazer aqui para cuidar. Não pode deixar aqui sozinha”.

Crianças plantam árvores frutíferas em área marcada por lixo
Pedro Henrique com a árvore que plantou. (Foto: Marcos Maluf)

Ana Júlia Monteiro, também de 9 anos, ajudou no plantio de acerola e contou que já tinha aprendido em casa. “Eu já sabia como plantar porque meu pai me ensinou. Lá em casa tem pé de boldo”, disse.

Alice de Souza, da mesma idade, destacou a importância da iniciativa. “Amo acerola. Já colhi na casa da minha tia. Acho muito importante fazer isso, ajuda o meio ambiente”, afirmou.

Esta é a segunda etapa do projeto, que prevê a implantação de pomares urbanos em áreas públicas e escolas, com participação de estudantes e moradores na manutenção dos espaços.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News