ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Procon fecha ano com 33 mil atendimentos e telefonias lideram reclamações

Flávia Lima | 15/01/2016 08:51
Órgão deve ser acionado para que empresas melhorem atendimento ao consumidor. (Foto:Divulgação)
Órgão deve ser acionado para que empresas melhorem atendimento ao consumidor. (Foto:Divulgação)

O Procon de Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2015 totalizando 33.203 atendimentos. Segundo levantamento do órgão, as empresas de telefonia continuam liderando o ranking de reclamações dos consumidores, com 3.546 registros.

Na segunda posição vem o setor de energia elétrica, com 3.222 reclamações e em terceiro lugar, o serviço de água e esgoto, seguido pelo setor de telefonia e TV por assinatura. O ranking também aponta registros de reclamações de bancos, lojas de móveis e eletrodomésticos e uma universidade que teve 275 reclamações.

Outro balanço feito pelo órgão foi quanto aos assuntos mais reclamados, que destaca o setor de telefonia celular e energia elétrica entre os líderes de reclamações.

Já a cobrança indevida e abusiva ocupam as duas primeiras posições do ranking de problemas do Procon, que somados totalizam 11.559 reclamações.

Para a superintendente do Proncon no Estado, Rosimeire Cecília da Costa, o importante é o consumidor realizar o registro da reclamação, já que, segundo ela, sem o contato o fornecedor não pode ser acionado, incentivando a continuidade do problema.

Para acionar o Procon, o consumidor pode utilizar o Disque Denúncia 151 ou através do site www.procon.ms.gov.br. Também é possível buscar a solução do problema pelo endereço consumidor.gov, alternativa digital criada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, em 2014 e que em 2015 registrou um aumento de 234% no número de atendimentos em relação a 2014.

Para conhecer melhor a plataforma e usar os serviços o consumidor pode utilizar o site www.consumidor.gov.br ou baixar o aplicativo já disponível para Android. Através do aplicativo, todas as empresas são obrigadas a responder aos consumidores no prazo máximo de 10 dias.

Nos siga no Google Notícias