ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Inspirada no pau-brasil, Beca leva peça de MS para desfile em Londres

Roupa selecionada faz parte do trabalho de conclusão de curso da jovem; evento acontecerá em setembro

Por Natália Olliver | 02/02/2026 13:41
Inspirada no pau-brasil, Beca leva peça de MS para desfile em Londres
Roupa inspirada em pau-brasil e capim-dourado estará em desfile de moda em Londres (Foto: Arquivo pessoal)

A douradense Rebeca Borin Barreto, ou Beca Borre, de apenas 22 anos, já deixou sua marquinha no universo da moda e apresentará as peças que fez para o trabalho de conclusão de curso na London Fashion Week. A jovem desenvolveu a coleção que chamou “Do Secreto ao Florescer”, inspirada no pau-brasil e no capim-dourado. Ela vai integrar um projeto de moda inclusiva em setembro no país britânico.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A jovem estilista Rebeca Borin Barreto, de 22 anos, natural de Dourados (MS), apresentará sua coleção "Do secreto ao florescer" na London Fashion Week. O trabalho, desenvolvido como projeto de conclusão de curso, integra um projeto de moda inclusiva e foi inspirado no pau-brasil e no capim-dourado. A coleção utiliza elementos da natureza brasileira e busca atender diferentes corpos e necessidades, com adaptações de modelagem e funcionalidade. As peças, que serão apresentadas em 2026, são confeccionadas com algodão cru, crepe Prada e detalhes em cordão São Francisco, representando as cores e texturas das plantas que inspiraram o trabalho.

A jovem aprendeu desde cedo a observar a paisagem e usou isso para criar roupas inspiradas na natureza. Aos 18 anos, se mudou para Florianópolis para cursar moda. Quatro anos depois, a formatura não foi ponto final, mas ponto de partida. No Octa Fashion, desfile de conclusão do curso, apresentou sua coleção autoral e a surpresa foi enorme ao ser selecionada para o desfile internacional.

Ela explica que a coleção nasceu a partir de um versículo bíblico, Eclesiastes: há tempo para todas as coisas. “A convivência com a natureza, com os animais e com os ritmos do tempo sempre me mostrou que tudo tem seu momento certo para acontecer, aprendizado que hoje atravessa diretamente o meu trabalho na moda”.

Inspirada no pau-brasil, Beca leva peça de MS para desfile em Londres
Estilista de Dourados fez peça sobre natureza e brasilidades (Foto: Arquivo pessoal)

A peça está na lista de moda inclusiva porque a proposta é pensar o vestuário a partir de diferentes corpos e necessidades, considerando adaptações de modelagem, fechamento, estrutura e funcionalidade, sem abrir mão do conceito, da estética e da identidade criativa.

“Agora, a peça escolhida passa por um processo de adaptação, para que possa ser apresentada no desfile internacional de moda, unindo design autoral, pesquisa acadêmica e inclusão”.

O tema central da coleção é as fases da flor do pau-brasil, o processo e a construção da identidade brasileira. A escolha surgiu como forma de representar a brasilidade.

“A coleção fala de um Brasil diverso, feito de muitos territórios e culturas, nada representa melhor essa ideia do que aquilo que nos nomeia como nação. Além disso, o crescimento lento da planta se torna uma metáfora para a vida, reforçando a importância de respeitar o próprio tempo de florescer”.

Rebeca ressalta que, a partir desses elementos, desenvolveu uma narrativa que não parte de um estado específico, mas da junção de culturas e vivências que fazem parte da própria trajetória.

Inspirada no pau-brasil, Beca leva peça de MS para desfile em Londres
Rebeca tem 22 anos e não esperava ser selecionada para desfile em Londres Foto: Arquivo pessoal)

“Sou uma designer formada por diferentes regiões do Brasil. Carrego o Mato Grosso do Sul, onde nasci, o Paraná, onde está a maior parte da minha família, além de referências do Nordeste, de Santa Catarina, de São Paulo, do Tocantins, especialmente pelo artesanato, e de experiências em Belém do Pará, que ampliaram meu olhar sobre o país”.

Além do pau-brasil, Beca traz o capim-dourado para a cena. Todas as peças da coleção foram construídas com algodão cru entretelado na parte interna, aplicado em todos os moldes como base estrutural. Em algumas estruturas, esse algodão foi reforçado com viés, barbatanas e arame galvanizado, além do uso de crinol, para sustentar volumes maiores e garantir a forma e a imponência dos looks.

“Na parte externa, utilizei crepe Prada nas cores vermelho, dourado e marrom, escolhidas a partir do próprio conceito da coleção. O vermelho e o dourado fazem referência às cores da flor do pau-brasil, enquanto o marrom remete à semente da planta. Os looks também contam com bordados e aplicações de cordão São Francisco, na cor dourada, remetendo aos acessórios de capim-dourado, com estruturas inspiradas nas joias produzidas com esse material”, conta. A coleção inclui ainda uma saia de franja confeccionada em crochê.

Inspirada no pau-brasil, Beca leva peça de MS para desfile em Londres
Peça de Rebeca estará na passarela de Londres em setembro (Foto: Arquivo pessoal)

“Em todas as minhas criações, entendo a moda como mensagem, expressão e arte vestível, capaz de contar histórias e comunicar significados que vão além da estética.Minhas principais referências na moda são os artesanatos brasileiros, que me inspiram pela riqueza cultural, pelo trabalho manual e pela forma como carregam identidade, história e território".

Nomes como Zuzu Angel, Ronaldo Fraga e Patrícia Bonaldi são algumas das pessoas que a jovem admira.

 "São designers que utilizam a moda como linguagem para contar histórias, valorizar a cultura brasileira e enxergar o vestir para além da estética. Levar esse projeto para Londres representa, para mim, levar um pouco da história de quem nasceu no Mato Grosso do Sul para um dos principais palcos da moda mundial".

Agora, Rebeca entra em uma nova etapa, focada na captação de patrocínios e apoios para conseguir participação na London Fashion Week 2026. Paralelamente, a designer vende toucas de cetim e acessórios feitos à mão para arrecadar o valor necessário para a viagem.