ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Procon flagra mais irregularidades no comércio virtual durante a Black Friday

Foram 14 infrações de lojas online contra seis nos estabelecimentos físicos

Lucia Morel | 27/11/2021 09:55
Equipe do Procon em fiscalização ontem. (Foto: Divulgação Procon)
Equipe do Procon em fiscalização ontem. (Foto: Divulgação Procon)

Lojas virtuais cometeram mais infrações contra consumidores na Black Friday do que os estabelecimentos físicos, conforme o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), em fiscalização ontem. Foram 14 ocorrências nas virtuais e seis nas lojas físicas.

Com isso, o superintendente estadual do órgão, Marcelo Salomão, alertou por mais atenção nas compras pela internet. “Constatamos este ano que as pessoas preferiram realizar compras online. Houve menos compras em lojas físicas. Foram encontrados diversos problemas nos sites de compras. Orientamos a população a redobrar os cuidados ao realizarem as compras online”, disse.

Entre as irregularidades, a superintendência identificou algumas lojas anunciaram ofertas de até 90% como chamariz principal, porém não chegaram a dar nem 30% de desconto na realidade.

Outra infração foi que grandes lojas, através de aplicativos, anunciavam uma grande oferta e na mesma hora que o cliente clicava, não existia mais o produto em estoque para compra.

Ao todo, a superintendência registrou 107 procedimentos, sendo 36 aberturas de reclamações de consumidores; 42 duas orientações em estabelecimentos comerciais; nove fiscalizações em lojas físicas; seis auto de infração em lojas físicas lavrados e 14 nas virtuais.

Entre outras irregularidades encontradas no comércio da capital, o Procon/MS constatou publicidade enganosa, falta de informação de juros na venda a prazo e falta de produto com propaganda e publicidade ativa.

A fiscalização ocorreu ontem, Dia D da Black Friday. Houve unidade móvel no Centro de Campo Grande para registrar as reclamações da população e também foi realizada fiscalização nos shoppings da Capital.

Nos siga no Google Notícias