ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Projetos de energia alternativa têm mais prazo do BNDES

Redação | 09/08/2010 14:02

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou hoje (9) a ampliação, em dois anos, do prazo máximo de pagamento para financiamentos de projetos de energias alternativas.

A partir de agora, o financiamento para projetos de energia eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) terá prazo de amortização máximo de 16 anos, quando antes eram 14 anos.

Segundo o BNDES, a alteração equiparou as condições de financiamento desses empreendimentos às condições disponíveis para as usinas hidrelétricas entre 30 megawatts (MW) e 1.000 MW.

A instituição estima que a medida poderá surtir efeito positivo já sobre os preços que serão ofertados nos próximos leilões de energia eólica, biomassa e PCH (abaixo de 30 MW), previstos para ocorrer nos dias 25 e 26 deste mês.

Como o financiamento é considerado um item do custo da construção de uma usina, o BNDES avalia que as condições do empréstimo aumentarão a competitividade do projeto e, em consequência, terão repercussão no preço no leilão, favorecendo a obtenção de uma menor tarifa final, com benefício para o consumidor brasileiro.

Com a melhoria introduzida nas condições financeiras dos projetos de energias renováveis, que apresentam menor impacto ao meio ambiente e maior celeridade de implantação, o BNDES espera contribuir para o aumento da participação dessas fontes alternativas no Sistema Integrado Nacional (SIN).

Nos siga no Google Notícias