ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Próxima reunião sobre a Rota Bioceânica acontecerá em Campo Grande

Priscilla Peres | 11/05/2016 16:56
Secretário esteve neste mês com representantes chilenos. (Foto: Jornal El Mercado de Antofagasta)
Secretário esteve neste mês com representantes chilenos. (Foto: Jornal El Mercado de Antofagasta)

Mato Grosso do Sul vai sediar em junho, o próximo encontro do grupo que discute a implantação da Rota Bioceânica, entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Neste mês, o evento aconteceu no Chile e contou com a participação do secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli.

"Estarei no dia 13 [de maio] em Brasília para tratarmos desse encontro que será realizado aqui em Campo Grande”, disse ele hoje, ao anunciar que Mato Grosso do Sul será sede da próxima reunião.

Neste mês o grupo falou sobre o plano de investimentos para criação da zona de desenvolvimento portuário de Antofagasta, considerada o ponto essencial para o futuro comercial da região e temas estratégicos das fronteiras como questão alfandegária, condições das estradas, ferrovias, aeroportos e portos.

Segundo Miglioli, o caminho mais importante para Mato Grosso do Sul é a ponte sobre o Rio Paraguai. “Ela é o eixo-chave para entrarmos no corredor e vamos trabalhar forte para conseguirmos isso. Esperamos nesse encontro assinar um acordo entre o Brasil e o Paraguai, que será o início de todo o processo”, explicou.

Com a Rota Bioceânica serão ligados comercialmente as cidade de Campo Grande, Porto Murtinho (Brasil); Carmelo Peral, Mariscal Estigarribia y Pozo Hondo (Paraguay); Misión La Paz, Tartagal, Jujuy, Salta, Sico y Jama (Argentina) aos portos da região de Antofagasta e Mejillones e ainda de Iquique e Arica.

Desta forma, o Porto de Antofagasta ligará através do Oceano Pacifico as economias do Brasil, Paraguai e Argentina com os mercados da Ásia e Oceania, assim como o Chile terá acesso a todos os mercados do Atlântico.

Nos siga no Google Notícias