ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Puccinelli exige fundo compensatório para apoiar mudanças no ICMS

Aline dos Santos e Ítalo Milhomem | 11/07/2011 12:20
Puccinelli participou de evento hoje na Governadoria. (Foto: Francisco Júnior)
Puccinelli participou de evento hoje na Governadoria. (Foto: Francisco Júnior)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou nesta segunda-feira que sem a definição de um fundo compensatório não será aprovada a redução nem unificação da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações interestaduais. “Enquanto não discutir o fundo de ressarcimento, não sai nada”, garante. Hoje, ele particpou de evento na governadoria.

A alíquota do ICMS em 4% é defendida pelo governo federal. Mas, em contrapartida, os Estados cobram questões como resolução da Lei Kandir, royalties do pré-sal, dívida e repasse do FPE (Fundo de Participação dos Estados).

Caso aplicada, a alíquota de 4% vai causar prejuízo de até R$ 1 bilhão por ano em Mato Grosso do Sul, que exige compensação.

De acordo com o governador, as propostas sobre o tema prevêem alíquotas de 2% a 12%. Puccinelli defende que seja aplicado 7% nas regiões Sul e Sudeste e 2% para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Atualmente, a alíquota nas operações interestaduais é 7% para os estados do Norte e Nordeste e 12% para os demais.

As mudanças foram discutidas em reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) realizada na última sexta-feira, em Curitiba (PR).

A questão voltará a ser debatida em uma reunião extraordinária, que será realizada em Brasília. O novo debate deve ser antes de setembro, quando o Confaz já tem reunião agendada em Manaus.

Nos siga no Google Notícias