ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Queda na produção de soja reflete no bolso do consumidor

Luciana Brazil | 16/08/2012 16:14
Consumidor sente no bolso o aumento do oleo de soja. (Foto:Rodrigo Pazinato)
Consumidor sente no bolso o aumento do oleo de soja. (Foto:Rodrigo Pazinato)

A queda na produção de soja no Brasil, Argentina e Estados Unidos, os três maiores produtores do grão, foi o trampolim para o aumento no preço do óleo e derivados de soja nas gôndolas dos supermercados. O efeito dominó é um velho conhecido, e as donas de casa estão cientes da lei da oferta e procura, que, geralmente, afeta o bolso do consumidor.

A embalagem de 900 ml de óleo que era vendida por R$ 2,60, em média, já é encontrada por mais de R$ 3,10 nos mercados, um aumento de 20%. A alta vem ocorrendo há pelo menos três meses.

De acordo com o consultor em agronegócio João Pedro Cuthi Dias, o tempo seco que atingiu os três países em períodos diferentes é o causador da queda na safra deste ano. O Brasil faz a colheita no primeiro semestre, já os Estados Unidos colhem no segundo semestre.

No Brasil houve uma perda de 25 milhões de toneladas na produção este ano, segundo o consultor. Nos Estados Unidos, até a semana passada, a situação climática ainda não era favorável para o plantio.

“No ano passado o Brasil vendeu muita soja. A média é de 65% do produto para exportação e 35% consumido no mercado interno. Este ano a queda na produção da safra foi causada pela seca”, explicou.

Segundo Dias, a diminuição do produto no mercado gera o aumento do preço para o consumidor. Porém, o dinamismo do mercado é o ponto positivo para melhores condições futuras. “As condições climáticas geram impacto no mercado.

Dia-a-dia: Quando o preço sobe, quem logo sente são as donas de casa acostumadas a comprar, e comparar. Mas não precisa pesquisar muito para perceber a alta no óleo de soja.

A estudante e dona de casa Maria Costa Ferreira, 35 anos, vai ao mercado toda semana e afirma que acompanha a gangorra dos preços. As falsas promoções, como intitula Maria, incomodam, mas não a enganam mais.

Nas parteleiras o preço sobe com a queda na safra do grão.
Nas parteleiras o preço sobe com a queda na safra do grão.

“Depois que vi uma matéria sobre pesquisas de preço, comecei a guardar os panfletos dos supermercados e a promoção que eles divulgam não é promoção. Quem faz compra todo dia sabe que eles colocam o preço da semana passada e dizem que é promoção”.

Para a advogada Patrícia Barron, 35 anos, o aumento no preço do óleo de soja faz diferença na hora de pagar a conta. “Compro duas garrafas por mês e uma garrafa dá para 15 dias. Percebi o aumento, foi bem claro”.

Durante as compras, clientes também afirmaram que vários produtos tiveram aumento, além do óleo. “Faz alguns meses que muitas coisas estão mais caras e o óleo é uma delas. É a primeira vez que eu senti o aumento desse jeito”.

Em restaurantes, onde o consumo e as compras são feitos em maior escala, o aumento no preço do grão foi ainda mais percebido. No restaurante Multiplus, em Campo Grande, que investe constantemente nos derivados de soja, a alta do grão não foi repassada para os clientes.

De acordo com a nutricionista do restaurante, Juliana Camargo, 30 anos, são consumidos, em média, 10 kg de carne de soja, além de 15 kg do grão por mês.

“Nós continuamos comprando a carne vegetal e a soja em grão, apesar do preço mais alto, mas ainda não repassamos para os clientes”, confirmou.

Nos siga no Google Notícias