ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Receita Federal recebeu 29,2 milhões de declarações de imposto no prazo

O volume superou a estimativa de 28,8 milhões de contribuintes em todo o país

Ricardo Campos Jr. | 01/05/2018 11:28
Layout do programa usado para fazer a declaração do imposto (Foto: reprodução)
Layout do programa usado para fazer a declaração do imposto (Foto: reprodução)

A Receita Federal recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda em todo o país até o fim do prazo, nessa segunda-feira (30). O volume superou a estimativa de 28,8 milhões de contribuintes que foram obrigados a acertar as contas com o leão este ano.

Em Mato Grosso do Sul, a delegacia regional do órgão ainda não divulgou o balanço final em razão do feriado de 1º de maio.

Conforme a Agência Brasil, o número de declarações foi 1,63% maior do que em 2017, quando foram entregues 28.524.560 documentos. O órgão acredita que a causa do aumento foi a iniciativa de mais cidadãos em entregarem as fichas dentro do prazo.

Optaram em usar smartphones e tablets para acertar as contas com o leão 317.920 contribuintes. Isso equivale a apenas 1,1% do total de declarantes.

As restituições para quem obedeceu as datas começam a ser pagas no dia 15 de junho. O último lote está previsto para o dia 17 de dezembro. Quanto mais cedo a declaração foi enviada, maiores as chances do dinheiro ser depositado nas primeiras remessas.

Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Quem perdeu o prazo só poderá enviar a declaração a partir das 8h desta quarta-feira (2). Essas pessoas serão multadas em 1% do imposto devido por mês de atraso até o limite de 20% do tributo total ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

O sistema para envio das fichas será o mesmo, que será atualizado para gerar o boleto com a penalidade. Ele pode ser instalado em computadores ou celulares.

Nos siga no Google Notícias