ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Reforma tributária deve taxar grandes fortunas, avaliam 78% dos leitores

Assunto está na pauta do Congresso Nacional em meio à pandemia de covid-19

Gabriel Neris | 05/08/2020 07:05
Impostômetro instalado na Associação Comercial de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Impostômetro instalado na Associação Comercial de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

A reforma tributária começou a ganhar destaque no Congresso Nacional, em meio à pandemia da covid-19. Um dos temas em debate é a ideia de taxar as grandes fortunas, que volta e meia volta a ser debatida no País, mas nunca foi levada a termo. O Campo Grande News consultou os leitores sobre o assunto e para 78% deles, deve haver cobrança de tributação extra para os mais ricos. Outros 22% são contra a medida.

Entre as opiniões, os argumentos a favor e contra a taxação renovam um debate que já perdura há muitos anos e agora está sendo renovado.

“Não concordo, o que se deve fazer é não roubar, e trabalhar mais para o país”, afirmou. Carla Dibo afirma que “o país tem extrema necessidade de diminuir imposto e não aumentar, seja para o pobre ou para o rico”, opina o leitor Kensio Novais.

Adécio Barbosa de Almeida, em outra direção,  avalia o sistema tributário atual como “injusto”.

“Considerando que os impostos sobrecarregaram o consumo, privilegiando a renda e ganhos patrimoniais, os mais pobres sofrem mais com os impostos”, respondeu.

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) se manifestou sobre o assunto, principalmente por ser pauta no momento de pandemia.

“Não é a reforma tributária que tem que pautar o Brasil pós-pandemia. O amanhã mais desigual é que tem de estar na mente e no coração da reforma”, disse. “A questão talvez não seja aumentar ou ajustar o modelo, mas democratizar”, declarou ao jornal Estado de São Paulo.

A discussão ganhou mais espaço depois que a organização Milionários Pela Humanidade divulgou carta pública, assinada por 83 donos de grandes fortunas com o pedido de “me tributem”.

Simone Tebet ainda criticou o retorno da CPMF, imposto federal sobre movimentação financeira que foi deixado de ser cobrado em 2007. “Passar um batom na CPMF não vai transformá-la em tributo novo, nem melhor. Camuflada, repaginada, continuará CPMF, só que em versão 2.0”, escreveu a senadora em sua página no Twitter.

A intenção, com a taxação de fortunas, é aumentar a carga tributária para quem tem mais dinheiro na conta e, de quebra, dar pesos distintos ao pagamento de tributos entre ricos e pobres.

Números envolvidos -Em Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto, já foram arrecadados mais de R$ 13,5 bilhões, entre tributos federais, estaduais e municipais. Só em Campo Grande, foi quase R$ 1 bilhão.

Valores de impostos pagos em MS neste ano em MS (em cima) e Campo Grande (Foto: Reprodução)
Valores de impostos pagos em MS neste ano em MS (em cima) e Campo Grande (Foto: Reprodução)

Para mexer nos contrapesos dessa arrecadação, em julho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou ao Congresso um primeiro projeto com alterações tributárias.

A proposta prevê unificação do PIS e do Cofins, incidente sobre a receita, folha de salários e importação, criando tributo sobre valor agregado. A alíquota proposta é de 12% para empresas e 5,8% para instituições financeiras.

Para Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), o governo tinha de entrar nessa discussão e essa foi a forma que encontrou para debater a Reforma Tributária.

“É claro que a unificação ou a criação de novos impostos passa pelo Congresso Nacional, porém, nós, do setor industrial, somos totalmente contra qualquer tipo de aumento da carga tributária”, reforçou.

Não há prazos ainda para a votação das mudanças.

Nos siga no Google Notícias