A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Novembro de 2018

06/02/2013 13:15

Safra de grãos em Mato Grosso do Sul cresceu 42,1% em seis anos

Josemil Rocha
Safra de grãos em Mato Grosso do Sul cresceu 42,1% em seis anos

Nos últimos seis anos, a safra de grãos em Mato Grosso do Sul cresceu de 7 milhões para 11,5 milhões de toneladas, resultado principalmente de um ganho de rendimento de 42,1% no período. Os números fazem parte do relatório que o governador André Puccinelli apresentou aos deputados na Assembleia Legislativa, na sessão de reabertura dos trabalhos da Casa.
Nesse período, de 2007 a 2012, foi enorme a expansão na produção de florestas e de cana-de-açúcar, setores que estão influenciando decididamente a industrizalização do Estado. Juntas, áreas de florestas e cana já somam aproximadamente um milhão de hectares. Segundo André, em sua mensagem, esse avanço tem proporcionado “novas alternativas de negócios, renda e empregos, além do aumento da geração de energia a partir da biomassa”.

Dados divulgados pelo governador revelam que a expansão das áreas verdes com florestas plantadas e a cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul têm propiciado “a produção de 474 MW de energia elétrica a partir da biomassa da cana e da madeira do eucalipto (licor negro); a produção anual de mais de 2,8 milhões de toneladas de celulose; a produção de 1,6 milhão de toneladas de açúcar e de 2,05 bilhões de litros de etanol”.
Esse avanço econômico, conforme André, aconteceu sem que se descuidasse da sustentabilidade. Na mensagem enviada à Assembleia, ele lembrou que, na Conferência Internacional Rio+20, “estudo elaborado pelos técnicos do Governo do Estado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), mostrou que o agronegócio desenvolvido em Mato Grosso do Sul produz alimentos, fibras, energia e sustentabilidade. O balanço revela que em cinco anos, nosso agronegócio contribuiu para o sequestro de 18,1 milhões de toneladas equivalentes de carbono e evitou emissão de 28,2 milhões de toneladas equivalentes de CO²”.

Dólar encerra dia em alta, cotado a R$ 3,76; Bovespa também tem queda
O dólar comercial encerrou o primeiro pregão da semana em alta de 0,65%, cotado a R$ 3,7645 para venda. O movimento da moeda norte-americana deverá s...
Estudantes têm até sexta-feira para renovar contrato do Fies
Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até sexta-feira (23) para renovar os contratos. Aqueles que contrataram o F...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions