ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Safra recorde vai ajudar a manter crescimento do PIB de MS, diz Reinaldo

Cenário é possível em virtude das pesquisas e integração da agricultura e pecuária

Mayara Bueno e Mirian Machado | 07/02/2018 11:02
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB),
durante fala no evento da Dinapec. (Foto: Marcos Ermínio).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante fala no evento da Dinapec. (Foto: Marcos Ermínio).

Com a expectativa de safra recorde, Mato Grosso do Sul vai manter o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), afirma o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta quarta-feira (7). Ele participou do lançamento da Dinapec - Dinâmica Agropecuária, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

"Mesmo nos anos de crise o PIB cresceu e agora com certeza no ano que teremos a volta do crescimento vamos crescer mais que a média nacional. E a agropecuária é um dos fatores que tem ajudado. Provavelmente em 2018 vamos superar a barreira das 20 milhões de tonelada".

Reinaldo afirma que o cenário positivo é possível em virtude das "pesquisas, trabalho do setor produtivo e integração da agricultura e pecuária". "Deu uma nova dinâmica. Hoje você vê as fronteiras agrícolas espalhadas pelo Estado, não é mais concentrado".

Em contraste ao quadro, o governador lembrou o que chamou de "apagão logístico", que dificultou e elevou o custo de produção, consequentemente prejudicando a competitividade.

"O governo federal, que teria de ser o grande indutor de concessão de rodovias, aeroportos, portos e ferrovias, praticamente paralisou no governo anterior por quase 14 anos e isso trouxe um prejuízo enorme".

Hoje, acrescenta, o custo de produção para os portos exportadores é "altíssimo". "Hora que tivermos uma logística viável vamos melhorar muito".

Nos siga no Google Notícias