ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Sebrae repassa a produtores rurais dicas sobre negociação nesta quinta

Edmir Conceição | 07/09/2011 12:15

Mais de 20 produtores rurais de propriedades de pequeno porte das cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Bandeirantes, Terenos, Jaraguari e Caracol participam na quinta-feira, 8 de setembro, das 8h às 12h de capacitação promovida pelo Sebrae sobre técnicas de negociação.

A oficina é uma preparação para o Encontro de Agroalimentos, que o grupo participa no dia 15 de setembro, com empresários do ramo alimentício interessados em comprar as verduras, frutas, alimentos orgânicos, derivados do leite e mel comercializados pelos produtores rurais.

O consultor Jorge Nagy, especialista em Recursos Humanos, que fará a palestra, comenta que uma das finalidades é fazer com que o produtor perceba sua importância durante uma negociação. “Independente do porte da propriedade rural, ele precisa vê-la como uma empresa que gera lucro e tem potencial para crescer”, afirma.

A analista técnica do Sebrae, Tetis Maria Gonçalves, que organiza o Encontro de Agroalimentos, explica que para participar do evento foram escolhidos os produtores rurais mais preparados com relação à qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. “A proposta é que tenham condições reais de atender às necessidades dos compradores”, ressalta.

Segundo ela, a capacitação para negociar foi uma das demandas para melhor prepará-los para acessar o mercado. “O produtor tem a competência para produzir, mas sente dificuldade em estabelecer uma relação comercial. Na oficina ele saberá o que levar para as negociações e como aproveitar cada oportunidade, sabendo que muitas vezes o negócio não é fechado na hora, mas é importante o contato para futuras relações”, explica Tetis.

Nagy ressalta ainda que entre os assuntos abordados estarão a forma como se apresentar e a postura diante do pretenso comprador. “Chegar no horário, levar produtos selecionados e um cartão de visitas são detalhes que podem fazer toda diferença”, completa.

(*) Com informações do Sebare-MS

Nos siga no Google Notícias