Sefaz flagra transporte irregular de gado em Jupiá e aplica R$ 63 mil em multas
Caminhões e carreta tentavam transportar 75 cabeças de gado sem o pagamento do ICMS; animais só foram liberados mediante quitação da obrigação fiscal
Equipes de fiscalização da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) flagraram, durante fiscalização de rotina, o transporte de 75 cabeças de gado sem documentação fiscal. A ação ocorreu no posto fiscal de Jupiá, na divisa de Três Lagoas –a 338 km de Campo Grande– com o Estado de São Paulo.
Um desvio na região da ponte de Três Lagoas tem sido alvo constante de fiscalização, em busca de pessoas que tentam praticar ilícitos fiscais.
- Leia Também
- Empresa de celulose abre inscrições para corrida em Três Lagoas
- Sefaz lança autoatendimento para consultar informações sobre IPVA
Os animais seguiam, na tarde de quarta-feira (11), em um comboio formado por três caminhões em uma carreta, conforme informou a assessoria da pasta. A movimentação gerou suspeita sobre possível evasão de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Durante a perseguição, fiscais notaram a presença de um veículo que dava suporte aos caminhões. Ao notarem a tentativa de fuga, realizaram a abordagem e constataram o transporte de 75 cabeças de gado, todos machos com idade entre 24 e 36 meses, sem a documentação fiscal necessária.
A COFIMT (Coordenadoria de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito) informou que a ação fiscal resultou na recuperação do ICMS e aplicação de R$ 63.496,20 em multas. Somente após os pagamentos a mercadoria foi liberada.