A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Abril de 2018

16/12/2017 15:05

Sefaz lança autoatendimento para consultar informações sobre IPVA

Página permite acesso a dados sobre débitos, emitir boletos e fazer pagamentos pelo Banco do Brasil.

Anahi Gurgel
Página de autoatendimento lançado pela Sefaz. (Foto: Reprodução Sefaz)Página de autoatendimento lançado pela Sefaz. (Foto: Reprodução Sefaz)

Os constribuintes que quiserem consultar dados sobre débitos, emitir boletos e fazer pagamentos do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) podem acessar o serviço em página da internet que acaba de ser lançada pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). O autoatendimento online contempla ainda informações desde legislação sobre o tributo até base de cálculos.

A data limite para pagamento das guias é dia 31 de janeiro de 2018. Para os pagamentos realizados em parcela única, na data de vencimento, o contribuinte tem desconto de 15%.

O valor do tributo é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal) multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para apurar a base de cálculo do imposto.

O pagamento pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

Novo boleto - O formulário para pagamento do IPVA começou a ser postado no início de dezembro de 2017. Totalmente reformulado, mais claro e moderno, o boleto deve chegar à casa dos proprietários com cerca de dois meses de antecedência para que os contribuintes possam se planejar financeiramente.

O formulário é único, independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions