ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Sem propaganda ou cartazes em estabelecimentos, Sem Imposto fica esquecido

Paula Vitorino | 25/05/2011 15:16

Sem informação, clientes desconhecem desconto de tributação. (Foto: Simão Nogueira)
Sem informação, clientes desconhecem desconto de tributação. (Foto: Simão Nogueira)

Em Campo Grande, apenas oito estabelecimentos aderiram ao movimento de protesto contra as cobranças tributárias presentes em todo tipo de produto ou serviço do país. E mesmo nos locais participantes, a falta de cartazes ou informações fez da ação “desconhecida” pela maioria dos clientes.

A ação conhecida como Dia Sem Imposto acontece nesta quarta-feira (25) em 13 cidades do Brasil, como parte das atividades do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos.

A reportagem visitou alguns estabelecimentos participantes e em nenhum deles encontrou cartazes informativos sobre a ação. Na Lalai da Rua Bahia, uma folha sulfite no balcão de doces indica que as tortas têm 25% de desconto por conta do Sem Imposto. No entanto, os clientes do local afirmaram desconhecer o desconto.

“Não estou sabendo de nada, nem tinha visto o material sobre a promoção”, diz uma cliente.

Já na Subway da Avenida Mato Grosso, nenhum cartaz informativo foi colocado a disposição dos clientes. No local, o desconto será nos sanduíches Italiano e DMT, mas só vale entre às 14 e às 18h. De R$ 7,95 o lanche Italiano pode ser comprado por R$ 4,95 e o DMT de R$ 9,95 está por R$ 4,95. Mas para valer o desconto, o lanche tem que ser feito no pão integral.

De acordo com o membro do Conselho de Jovens Empresários (CJE-MS) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACIG), Alex Machado, cada estabelecimento teve autonomia para definir qual produto teria a redução do imposto e como seria feita a divulgação.

A ação coordenada pelo CJE previa a distribuição de panfletos informativos e a assinatura de um abaixo-assinado em favor de projeto de Lei nacional que determina a discriminação do valor dos produtos e dos principais impostos.

“Sendo aprovada a lei, o consumidor vai chegar em uma pizzaria, por exemplo, e ter lá o indicativo do valor da pizza e do imposto separados”, explica.

Em Campo Grande a iniciativa teve a adesão da Subway, Restaurante Tiboni, Multiplus Restaurante, Churrascaria Gaúcho Gastão, Rstaurante Asahi, Lalai Doces, Café Mostarda e Rede Econômica.

No Facebook foi criado um evento para que todos possam confirmar presença e no Twitter será utilizada a hashtag #ChegaDeImposto para divulgar o evento em todo país. A ação aconntece em 13 cidades.

Valor real - De acordo com dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), as bebidas são as mercadorias com maior tributação no país. O refrigerante tem cerca de 45%, a cerveja 55% e a água mineral 40%.

Por uma refeição em um restaurante, o consumidor paga cerca de 33% de impostos. Já no combustível, o imposto é de cerca de 32% na gasolina e 25% no álcool. Em produtos do supermercado, a tributação varia entre as mercadorias. O achocolatado tem 38,06% e o açúcar com 32,33%.

Confira tabela abaixo.

 Sem propaganda ou cartazes em estabelecimentos, Sem Imposto fica esquecido
Nos siga no Google Notícias