ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Senar lança programa para atender 64 mil alunos de MS ainda este ano

Caroline Maldonado e Liana Feitosa | 16/04/2015 12:12
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou do lançamento do projeto Agrinho (Foto: Marcelo Calazans)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou do lançamento do projeto Agrinho (Foto: Marcelo Calazans)
Lançamento do segundo ano do projeto ocorreu na sede da Famasul, em Campo Grande (Foto: Marcelo Calazans)
Lançamento do segundo ano do projeto ocorreu na sede da Famasul, em Campo Grande (Foto: Marcelo Calazans)

Para levar os conhecimentos do campo a 64 mil alunos sul-mato-grossenses da rede pública de ensino, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) lançou, hoje (16), o programa Agrinho 2015. Serão atendidos crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano, de 170 escolas no interior do Estado.

Por meio de atividades que reúnem saberes de várias disciplinas, o projeto leva temas como sustentabilidade às salas de aula. Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Serrano, o ensino formal é a ponte para expandir e estimular o olhar crítico, reflexivo e abrangente das crianças. “É um projeto transdisciplinar e interdisciplinar. Nosso maior desafio é que ele realmente tenha eficácia e eficiência ao motivar as crianças”, comentou a psicóloga.

O projeto foi iniciado no ano passado com 31,4 mil alunos. Nesse ano, serão mais oito escolas, totalizando 19. Até o fim de 2015, serão treinados mais 3,5 mil professores. Conforme Sandra, o objetivo é estar presente em todos os municípios do Estado até 2017. A intenção e implantar em escolas de Campo Grande em 2017.

Terenos foi uma das cidades mais premiadas pelo projeto com o encerramento das atividades no ano passado. O projeto animou professores e alunos da cidade, segundo a prefeita de Terenos, Carla Castro Rezende. “Educação não é gasto é investimento. O Agrinho movimentou a cidade e trouxe, principalmente, autoestima a alunos e professores. Motivar alunos e professores faz com que os projetos tenham cada vez mais qualidade, afinal todo esforço em prol da educação só traz melhorias à sociedade”, disse sobre o projeto que usa cartilhas, atividades, discussões em sala e faz concurso ao fim do ano.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) prestigiou o lançamento e disse que a iniciativa é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. “Para o futuro já está em pauta ampliar as premiações que, atualmente, são apenas para alunos e professores, também para as escolas. Apoio a ideia de transformar o Agrinho num programa válido em todas as cidades do Estado”, disse o governador.

Nos siga no Google Notícias