ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Setor de serviços cresce 2,7% em junho e MS lidera ranking nacional

Das 27 unidades da federaçã apenas 10 registram alta no setor e Mato Grosso do Sul tem o melhor índice

Ana Paula Chuva | 11/08/2022 13:20

Ônibus do transporte coletivo em rua de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)
Ônibus do transporte coletivo em rua de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)

O setor de serviços continua crescendo em Mato Grosso do Sul. Dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) mostram que em junho o volume cresceu 2,7%, frente a maio na série com reajuste sazonal, com isso, o Estado conquista a 1ª posição no ranking nacional. O levantamento foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (11).

Conforme a pesquisa, considerando o recorte somente de meses de junho na série histórica iniciada em 2011, esse é o terceiro melhor índice do setor no Estado. Já em relação ao mesmo mês no ano passado, o avanço foi de 12,7% e no acumulado dos últimos 12 meses a alta é de 9,2% e no ano o crescimento é de 9,4%.

Das 27 unidades da federação, apenas dez registraram expansão no volume de serviços em junho deste ano. Mato Grosso do Sul ocupa o primeiro lugar, seguido por Mato Grosso com 2,6% e Paraná com 2,5%. Já as maiores quedas foram apontas no Acre (-7,9%), Rio Grande do Norte (-6,0%) e Alagoas (-5,7%).

Ainda de acordo com a pesquisa, o índice de atividades turísticas caiu 1,8%, frente ao mês anterior, após três altas consecutivas, acumulando ganho de 10,7%. Já o transporte de passageiro teve queda de 0,8%, enquanto o de cargas subiu 2,5% na passagem de maio para junho.

Nos siga no Google Notícias