ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Sindicato vai à Justiça para garantir direitos de trabalhadores de usina Tonon

Indústria de etanol não pagou 13º e salários de trabalhadores desde dezembro e foi alvo de protestos

Rosana Siqueira | 09/01/2020 14:10
Usina sucroalcooleira está com salários dos trabalhadores em atraso e não pagou 13º. (Arquivo Pessoal)
Usina sucroalcooleira está com salários dos trabalhadores em atraso e não pagou 13º. (Arquivo Pessoal)

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fabricação de Açúcar e Álcool de Rio Brilhante vai à Justiça para ajudar os trabalhadores da usina Tonon de Bioenergia em Vista Alegre a conseguir receber pagamentos em atraso, 13º, e ter garantia de volta do plano de saúde de volta. Ontem trabalhadores da usina protestaram em frente a unidade, em Vista Alegre. A empresa tem 600 funcionários e tem capacidade de moagem de cerca de 3 milhões de toneladas de cana por safra. 

De acordo com o presidente do sindicato, Oviedo dos Santos, o sindicato foi acionado pelos trabalhadores e esteve junto com a categoria em Vista Alegre na manhã de quarta feira (8). De acordo com entrevista concedida a Rádiowebms, o presidente do sindicato ressaltou que as entidades fiscalizadoras no cumprimento de garantias trabalhistas ainda vigentes, estão em recesso e um processo trabalhista pode demorar.

“Numa hora dessas a empresa some e o trabalhador tem que ter alguém pra lutar por ele o sindicato. Mas como a empresa não atende agora vamos pela Justiça”, enfatizou Santos.

O sindicalista marcou nova reunião na terça feira (14) com os trabalhadores da indústria, para traçar medidas jurídicas que podem ser adotadas. “Vamos reunir na terça-feira e o que pedimos ao trabalhador é que tivéssemos uma ajuda jurídica para ver o melhor caminho e ver até onde vai chegar. O sindicato já está com algumas ações prontas para protocolar na Justiça do Trabalho. Uma ação já está pronta desde dezembro e pede o retorno do plano de saúde”, salientou.

Oviedo disse ainda que a direção da Tonon descumpre acordo coletivo. “Notificamos a empresa sobre a falta de pagamento do 13º. Vamos ingressar com ação, no geral estamos preparando uma ação de descumprimento do acordo coletivo geral. A primeira parte que temos que fazer hoje é garantir o direito do trabalhador fazer com que a empresa assuma perante a Justiça a dívida que tem com os colaboradores”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias