ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Tarifa de energia sobe 2,58% a partir de quinta-feira

Redação | 06/04/2010 09:00

A partir da próxima quinta-feira, dia 8 de abril, a tarifa de energia elétrica sobe em média 2,58% aos consumidores da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), conforme determinado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em reunião pública, ocorrida em Brasília.

Os efeitos serão diferentes conforme a classe de consumidores. Para os de baixa tensão o aumento medio é de 1,25%, sendo para os residenciais convencionais 1,7%. Os consumidores residenciais de baixa renda vão ter redução de 4,12% na tarifa. Os índices já levam em conta devolução da última parcela devida pela concessionária aos consumidores por conta do erro de cálculo de 2003, que é de R$ 78 milhões.

O diretor da Aneel, Edvaldo Alves de Santana, foi quem apresentou os índices. Foi aprovado índice de -1,36% nas tarifas, mas o efeito negativo foi anulado pela CCC (Conta de Consumo de Combustíveis).

O diretor Romeu Rufino destacou a importância de "tornar mais amigável as decisões e notas técnicas" para permitir que a transparência do processo seja efetiva, citando a possibilidade de realização de audiência pública.

Antes da decisão, houve sustentação oral do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que pediu modicidade lembrando que a tarifa de Mato Grosso do Sul figura entre as maiores do País e também do Conselho Regional de Economia e Concen (Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica de MS).

O assessor técnico do Concen, Jenner Ferreira, questionou a Aneel sobre o patamar em que está o valor da energia elétrica em Mato Grosso do Sul e explicou que teme que na próxima revisão haja alta de 26%.

Ele explicou que o reajuste elevado ocorreria caso os reajustes que não têm sido percebidos pelos consumidores nos últimos anos, devido à devolução do crédito de R$ 191 milhões, já tenham alterado a base de valores cobrados pela concessionária.

"O que nos preocupa é qual está sendo a base em questão, sobre a qual estão sendo aplicados os índices", disse.

Nos siga no Google Notícias