ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Taxa do lixo terá solução definitiva no ano que vem, afirma secretário

Vereadores aguardam envio de projeto para alterar lei da cobrança

Kleber Clajus | 02/02/2018 13:15
O secretário Lacerda, de blazer cinza e gravada vermelha, participou da sessão solene de abertura do ano legislativo, nesta manhã. (Foto: Assessoria de imprensa da Câmara)
O secretário Lacerda, de blazer cinza e gravada vermelha, participou da sessão solene de abertura do ano legislativo, nesta manhã. (Foto: Assessoria de imprensa da Câmara)

A solução definitiva para a taxa do lixo, conforme o secretário municipal de governo Antônio Cézar Lacerda, deve ocorrer no próximo ano. Internamente ainda se discute como honrar o contrato de coleta e individualizar a cobrança dos imóveis de Campo Grande. Tema voltou a ser tratado, nesta sexta-feira (2), durante sessão inaugural na Câmara Municipal.

"Não será enviada nenhuma mensagem a Câmara até que os assuntos estejam resolvidos", ressaltou o secretário. "Cada um vai pagar pelo que gera ou o mais próximo disso, mas não podemos fazer a correção na lei agora e sim para 2019", explicou o secretário.

Em um primeiro momento, a prefeitura corre contra o tempo para garantir R$ 65 milhões e honrar contrato com a concessionária Solurb Soluções Ambientais. Tabela de cálculo está sendo revista por comissão com representantes do município, Legislativo, MPE (Ministério Público do Estado), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e entidades de classe.

Vereadores aguardam envio de projeto para modificar lei, de novembro do ano passado, que mudou a nomenclatura e estabeleceu critérios de cobrança. Lívio Leite (PSDB), que recorreu ao Judiciário contra a taxa, tem cobrado a flexibilidade nos valores para que o contribuinte não tenha que quitar todo o contrato, que inclui também a limpeza urbana.

"Precisamos do desmembramento do contrato para que a população tenha ciência do que é taxa do lixo ou não", reforçou Roberto Santana dos Santos, o Betinho (PRB).

Marquinhos Trad (PSD), por sua vez, esclareceu que os contribuintes não tiveram prejuízo ao ter como opção a restituição dos valores, recálculo e emissão de novos boletos da taxa. Ele assegurou que, com tabela atualizada, "cobrança deve ser feita de maneira equilibrada".

Nos siga no Google Notícias