Temor do coronavírus derruba em 44% intenção de compra de presente para as mães
Pesquisa mostra que consumidor está mais cuidadoso com as compras diante da perda de renda nestes tempos de coronacrise
Nem o Dia das Mães está escapando do efeito da coronacrise. Com a pandemia e necessidade de isolamento socia,l até a intenção de compras do sul-mato-grossense esfriou na segunda melhor data para o comércio. Levantamento sobre as compras para o dia das Mães no comércio mostra que a previsão é que a data movimente R$ 93,41 milhões de reais, 44% a menos do que o ano passado.
Os gastos também devem encolher: R$ 63,55 milhões com presentes e R$ 29,87 milhões com comemorações, representando uma queda de 42% e 46%, respectivamente, em relação a 2019.
A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS) e Sebrae MS, entre os dias 6 a 27 de abril, por telefone, com consumidores das cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ladário, Bonito, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã.
A perda na renda foi apontada como um agravante para o resultado da pesquisa. “Um número significativo dos entrevistados, 48%, disseram que a renda caiu nesse período. E tem, ainda,18% que afirmam precisar de auxílio emergencial. Esses indicadores mostram o porquê vamos ter um movimento mais fraco que em 2019”, explica a economista do IPF MS, Daniela Dias.
Preferidos – Perfumes e cosméticos estão no topo da lista de presentes dos filhos, com 22% das preferências, seguidos por roupas (19%), bolsas e acessórios (16%) e calçados (12%).
Na hora de comprar, 52% dos consumidor afirmam que vão optar por descontos e promoções, 18% em empresas que adotaram medidas de proteção para evitar a proliferação do Coronavírus , 11% pela variedade ; 9% pela entrega em casa 4% no fato de ser loja do próprio bairro.
Novos hábitos- Uma constatação da pesquisa foi a mudança no comportamento dos hábitos dos consumidores. Menor consumismo e gastos, busca por itens essenciais são alguns itens do novo consumo. Isto tudo deve ser levado em consideração pelos empresários.
“Temos percebido que o consumidor está bastante receoso no momento da compra, especialmente para produtos considerados não essenciais. Ele teve uma percepção de redução na renda e que, mesmo para aqueles que não viram ainda uma redução, há uma forte incerteza com relação ao futuro”, afirma a analista do Sebrae MS, Vanessa Schmidt. ”Dois critérios serão fundamentais no momento da compra: promoções e descontos e saber quais são os cuidados que as empresas estão tendo neste momento para evitar a disseminação do vírus.”
Diante destes dados é fundamental que os “empresários tenham muita atenção com a divulgação dos produtos e serviços com foco na venda para a data e que a comunicação com o consumidor seja facilitada, rápida e eficiente por todos os canais virtuais da empresa, bem como a possibilidade da troca do produto caso necessário.”, recomenda a analista.
Comemorações – A pesquisa mostrou ainda que, 73% dos pesquisados continuarão mantendo as medidas restritivas nas comemorações, 6% irão a restaurantes e 2% farão algum passeio especial. 19% afirmaram que vão ser reunir com demais membros da família. Para a analista do Sebrae, o momento é importante para as empresas do ramo de alimentação que devem usar todos os canais virtuais. “Embora o consumidor tenha uma tendência menor a comemorar nos restaurantes, historicamente nesta data há uma maior busca por alimentos já preparados e pratos prontos para que a mãe não precise cozinhar. É uma oportunidade”.