ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

TJ suspende decisão que anulou assembleia de credores da São Bento

Processo teve início em 2015; dívida de empresa é de R$ 73,9 milhões

Osvaldo Júnior | 15/05/2017 17:52
Unidade da rede de farmácias São Bento em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Unidade da rede de farmácias São Bento em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), suspendeu, nesta segunda-feira (dia 15), os efeitos da decisão, que havia anulado a assembleia de credores da rede de farmácias São Bento. A anulação da assembleia, realizada no dia 10 de fevereiro deste ano, foi decidida pelo juiz da Vara de Falências, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, atendendo pedido do Banco Itaú e da Distribuidora Santa Cruz, que estão entre os credores da São Bento.

A assembleia objetivava a aprovação do Plano de Recuperação Judicial. No entanto, o Banco Itaú e a Distribuidora Santa Cruz alegaram falta de isonomia entre os credores, porque teriam sido tratados de forma mais onerosa do que o Banco do Brasil e Votorantim.

A rede São Bento entrou com agravo de instrumento e o pedido foi deferido por Siqueira Cardoso. Em sua decisão, o juiz entendeu que a anulação da assembleia “pode trazer prejuízos irreparáveis às atividades” da São Bento e, “em última análise, à própria recuperação judicial” da empresa. “Não tenho dúvidas de que os efeitos da decisão recorrida merecem ser suspensos até o julgamento do recurso, com a participação de todos os envolvidos”, conclui o juiz.

De acordo com o advogado da São Bento, Euclides Ribeiro da Silva Júnior, não houve tratamento desigual entre os credores. O que ocorre, segundo ele, é que estão previstos descontos maiores aos credores que já não têm mais interesse na continuidades dos negócios com a empresa, como é o caso do banco Itaú.

O advogado afirmou, ainda, que a São Bento continua firme no mercado, apesar das dívidas. “É a maior rede de farmácias de Campo Grande e são 68 anos de empresa. Inclusive, a São Bento está com novo layout e negociando com dois grandes fornecedores”, afirmou.

A rede São Bento entrou com pedido de recuperação judicial em janeiro de 2015, comunicando dívida de R$ 73,9 milhões. Desde então, algumas lojas foram fechadas. Atualmente, a empresa tem, na Capital, 50 unidades.

Nos siga no Google Notícias