ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Usina instalada em MS auxiliará produção de 455 milhões/litros de álcool

João Humberto | 27/12/2010 22:55

A SCA Trading, uma das maiores comercializadoras de álcool do país, vai iniciar a próxima safra de cana, a 2011/12, com mais cinco usinas associadas. Juntas, as empresas somam capacidade de moagem de cana de 16,2 milhões de toneladas e produção de 455 milhões de litros de álcool.

Com o mercado de São Paulo já fortemente disputado, a comercializadora está buscando também entrar mais agressivamente em outros estados produtores de álcool, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No caso específico de MS, a SCA possui uma unidade pertencente à Cosan, assim como em Goiás.

Das cinco usinas recém-associadas da SCA, três são mineiras, segundo Martinho Seiiti Ono, diretor da SCA Trading. São elas: a Vale do Tijuco, pertencente à CMAA (Companhia Mineira de Açúcar e Álcool), com capacidade de processamento de 3,3 milhões de toneladas de cana, a Companhia Energética do Vale do São Simão, do Grupo Andrade, e com moagem de 2,5 milhões de toneladas, e a Bevap (Bioenergética Vale do Paracatu), com processamento de 2,4 milhões de toneladas.

Com clientes de peso como a Cosan, a SCA Trading integra o grupo das empresas que lidera a consolidação de oferta de produtos derivados da cana, juntamente com a gigante Copersucar, que atua em açúcar e álcool, e a Bioagência, em álcool. Esse modelo existe há algum tempo, mas nos últimos anos vem ganhando força como alternativa ao forte movimento de consolidação tradicional - fusões e aquisições.

Ainda conforme Ono, vender álcool via empresas de comercialização ajuda a trazer mais equilíbrio de forças na negociação com o concentrado mercado de distribuição de combustíveis. O executivo informa que a presença de comercializadoras locais de álcool é praticamente nula nesses estados e há, portanto, demanda reprimida para ser atendida.

No caso de Goiás, que de três anos para cá passou a ser exportador de etanol, o esforço vem sendo feito para exportar o produto para o Nordeste em vez de colocar no Sudeste do país, como normalmente ocorre, explica Ono. Com as adesões, a SCA Trading entrará a safra 2011/12 com 55 usinas associadas e um volume de comercialização de 4,5 bilhões de litros, ainda menor do que o realizado na safra 2010/11, quando a empresa negociou 4,98 bilhões de litros.

Neste ano, a Copersucar, também de olho na consolidação, entrou agressivamente na busca de associados. Nesta safra, a empresa está vendendo açúcar e álcool de usinas que somam moagem de 114 milhões de toneladas de cana, volume que deve subir para 138 milhões de toneladas em 2011. Atualmente, das 43 unidades associadas da Copersucar, quatro ficam fora do estado de São Paulo. No caso da Bioagência, das 29 associadas, 12 estão fora de território paulista. (Com informações do Valor On Line).

Nos siga no Google Notícias