A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

22/01/2013 17:45

Uso de cheques atinge o menor nível da história no MS, diz Fecomércio

Viviane Oliveira
Com as facilidades do cartão de crédito e a segurança para quem compra e para quem vende, a moeda de plástico passou a ocupar o espaço do cheque. (Foto: João Garrigó) Com as facilidades do cartão de crédito e a segurança para quem compra e para quem vende, a moeda de plástico passou a ocupar o espaço do cheque. (Foto: João Garrigó)

No ano passado o uso de cheque atingiu o menor nível da série histórica do Banco Central, iniciada há 15 anos. Foram 17.448.600 lâminas trocadas, volume 6,6% menor que o de 2011 e que significa a metade de 10 anos atrás.

É uma tendência. Com as facilidades do cartão de crédito e a segurança para quem compra e para quem vende, a moeda de plástico passou a ocupar o espaço do cheque.

"As nossas pesquisas sazonais também mostram que é muito pequena a parcela de consumidores que usam cheques para ir às compras”, avalia o presidente da Fecomércio (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Ferreira de Araújo.

A pesquisa do Banco Central também dá um sinal de alerta. Embora o volume de cheques devolvidos tenha caído 3% em 2012, o prejuízo foi 11,67% maior, totalizando R$ 2,4 bilhões.

Isso porque o valor médio do cheque sem fundo subiu 20%. “Sempre reforçamos que no recebimento do cheque é preciso uma análise criteriosa em relação ao tempo em que o cliente é correntista, além da consulta aos sistemas de proteção de crédito”, finaliza o presidente.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions